O Google Maps é uma das ferramentas mais versáteis e úteis do Google. Mais do que exibir um simples mapa dos seus arredores, ele também une rotas de trânsito, lugares para visitar em uma cidade, orientações de transporte público, entre várias outras funcionalidades em um único aplicativo.

Uma das principais funções do serviço de mapas do Google é no auxílio de rotas de trânsito – não sabe como chegar ao seu destino? Entre com o endereço inicial e o final no Maps que ele vai exibir o melhor caminho possível. Confira abaixo como extrair o máximo das rotas de trânsito oferecidas pelo Google Maps, seja para quem está de carro, a pé, bicicleta, ônibus, trem ou metrô:

Rotas de trânsito para quem vai de carro

Vamos dizer que você quer chegar a um lugar específico. O Google Maps oferece orientações e informações de trânsito para quem vai de carro, considerando diversos fatores na cidade: vias em obras, acidentes, fluxo intenso de veículos, entre outras coisas.

Para começar a conhecer qual é o caminho a ser seguido para chegar ao seu compromisso, é só entrar com o endereço que você quer visitar na barra superior do Maps, como é possível observar nas imagens abaixo:

publicidade

Então vamos criar um trajeto como exemplo. Vamos supor que você precise sair da região da Avenida Paulista até o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Como fazer isso? É fácil: para começar, digite “Aeroporto de Congonhas” na barra de busca do Maps, e depois clique no botão azul “Rotas”:

Agora, é só digitar o endereço de partida – no nosso exemplo, é a Avenida Paulista. O Maps vai sugerir diversas rotas por diferentes caminhos, com indicação da distância a ser percorrida e uma previsão do tempo que vai levar até chegar ao destino.

Para quem quer se programar com antecedência, o aplicativo também faz estimativas do tempo de viagem para horários específicos – se você quer sair em determinado horário, ele mostra quanto tempo vai levar para chegar; se quer saber o melhor horário para sair e chegar a tempo, também dá para fazer isso. É só clicar no menu onde aparece “Sair agora” e escolher partida ou chegada:

Entre outros recursos disponibilizados pelo aplicativo para seus usuários, o Maps também permite criar rotas que evitem, por exemplo, ter que passar por uma rodovia, um pedágio, ou uma balsa – ele pode oferecer um trajeto maior e mais demorado, mas pode ajudar a economizar algum dinheiro de pedágio, por exemplo.

-> Google Maps: tudo o que você precisa saber sobre o serviço
-> 9 dicas para você usar melhor o Google Maps

Rotas para quem vai de ônibus, metrô e trem

Não é só para motoristas: o Maps também tem funcionalidades para quem vai de ônibus, metrô ou trem. As mesmas orientações de trânsito para carros particulares podem ser usadas para encontrar o melhor caminho e horário para chegar a determinados lugares com uso de transporte coletivo, tendo a opção de quais modais o usuário mais deseja usar.

Ao clicar no botão de transporte público, você encontra as sugestões do Google Maps com base em tempo. Clicando em “Opções”, é possível filtrar as orientações: se você prefere ônibus ou metrô; se quer evitar muitas baldeações; ou se não quer andar muito e não se importa em trocar de condução para isso, entre várias outras coisas.

Assim como no caso das rotas para carros, é possível escolher um horário de chegada ou partida para ajudar a planejar o seu dia. Esse tipo de recurso é especialmente útil para quem vai pegar ônibus para um lugar pela primeira vez na vida: a pessoa consegue se organizar melhor e tem ao menos uma ideia de quanto tempo vai demorar até chegar ao destino.

Dicas para pedestres e ciclistas

Quem vai a pé também pode usar o Maps para determinar o melhor caminho possível. E quem vai de bike também pode conferir ciclovias e rotas mais indicadas para andar com as magrelas. Afinal de contas, como dissemos antes, o Google Maps tem ofertas para todos os gostos.

Em um novo exemplo de rota, vamos sair do Parque do Ibirapuera em direção à estação Moema do metrô de São Paulo. Nas orientações para quem vai a pé, o Maps sugere que o usuário atravesse o parque e ande por cerca de 20 minutos até chegar ao destino. Uma informação interessante é que o Maps indica também se o trajeto é plano ou se conta com muitas ladeiras – o que pode ajudar a escolher por uma ou outra rota.

Para bicicletas, o Google Maps considera ciclofaixas e ciclovias na hora de determinar a rota, e também avisa se o trajeto é predominantemente plano ou não. No exemplo que usamos, a viagem de bike até a estação de metrô dura entre seis e oito minutos, de acordo com o Google.

Use o Google Street View

Caso você não conheça os arredores de um lugar, o Street View oferece uma boa oportunidade de conhecer sem precisar sair de casa. O serviço conta com fotos capturadas por carros do Google que viajam pelas ruas do mundo inteiro juntando imagens das cidades.

Ao escolher um endereço no Maps, você encontra no canto inferior direito um pequeno boneco. É só segurá-lo com o mouse e jogar em uma rua para ser transferido para o modo de visualização do Street View.

Esse recurso pode ser útil de diversas formas. Uma delas é para saber como são os arredores de um lugar que você vai visitar. Vamos dizer que você está indo pela primeira vez de ônibus até uma parte desconhecida da cidade. O Street View ajuda a ver, por exemplo, como é a região do ponto que você precisa descer.

As imagens que compõe o Street View são constantemente atualizadas, e o Google ainda mantém um histórico com fotos antigas de lugares. É possível ver como era uma rua em 2011 e a evolução dela até 2018, por exemplo.