As evoluções no campo da Inteligência Artificial (IA) não param de crescer. São mecanismos capazes de realizar reconhecimento facial e até tradução instantânea. A parte difícil desse processo é aplicar essas evoluções ao mundo real. Pensando nisso, a Nvidia anunciou um computador, chamado Jetson Nano, focado em facilitar esse processo de implementação de melhorias a mecanismos de IA.

O novo dispositivo da Nvidia custa US$99, e tem a promessa de dar um “cérebro” para robôs e outros dispositivos de IA. Ao adicionar esse novo dispositivo a uma criação (seja ela um robô ou um sistema de IA), será possível realizar algumas tarefas autônomas, como por exemplo, reconhecimento de objetos e sistema de navegação sem depender de um processamento externo.

Esse sistema é chamado de computador de bordo, e garante que tudo o que for processado pelo sistema através de seus microfones e câmeras, fique armazenado dentro dele, exatamente como um cérebro funciona. O resultado disso é um hardware mais rápido, confiável e mais seguro.

O sistema Jetson Nano pode ser implementado em uma série de dispositivos, desde robôs para realização de tarefas simples até drones autônomos. Mesmo sendo bem pequeno, as configurações do dispositivo são bem respeitáveis. Ele possui 472 Gigaflops, com um processador quad-core ARM A57, uma GPU Nvidia de 128 núcleos e 4GB de memória RAM.

publicidade

A Nvidia declarou que espera que o computador abra as portas para novos desenvolvedores de sistemas de Inteligência Artificial. “Nós esperamos que muitos desenvolvedores queiram trabalhar com IA agora, coisa que era bem difícil no passado, o Jetson Nano vai permitir isso”, disse Deepu Talla, vice-presidente de máquinas autônomas da GM e vice-presidente da Nvidia.

Via: The Verge