Hoje pela manhã, acordei e percebi que na barra de buscas do meu Google Pixel tinha um animação: uma pequena flor colorida aparecendo ao lado esquerdo do campo da pesquisa. Eis que se trata do novo Doodle do Google. Mas como foi para ali?

Os Doodles são animações utilizadas pelo Google no buscador e, normalmente, são criadas para eventos especiais. No dia de hoje (20), celebramos o equinócio de outono no Hemisfério Sul e o de primavera no Hemisfério Norte. Comemorando a primavera, os smartphones da empresa receberam uma atualização do aplicativo do Google e agora passam a contar com a opção “Efeitos da caixa de pesquisa”.

No momento, os relatos são de que apenas usuários do Google Pixel (talvez só no Hemisfério Norte) tenham recebido o novo recurso, mas não deve demorar para que a empresa passa a nova função adiante.

publicidade

Contudo, apesar de bonitinho, para quem desbloqueia demais o aparelho – meu caso – a animação acaba tirando um pouco da concentração. Mas nada que o time de desenvolvedores do Google já não tenha pensado antes. Para desativar a opção é bem fácil, basta pressionar longamente o dedo sobre o campo de pesquisa e soltar. Ao fazer isso, aparecerá a opção “colar” e “menu”. Optando por este último, caímos em preferências e, aqui, é só optar por não ver o efeito na caixa de pesquisa.

Reprodução

O recurso apareceu no Hemisfério Norte, onde inicia hoje o Equinócio de Primavera

Essa não é a primeira vez, no entanto, que o Google exibe um Doodle em um lugar inusitado além da página inicial do navegador. Recentemente, a gigante das buscas passou a exibir os Doodles no feed do Google Discover.

E aí, o seu aparelho já está mostrando essa opção? O que você achou?