O Google sofreu no ano passado um grande golpe da Comissão Europeia, quando foi multado em bilhões de dólares por ter seus aplicativos pré-instalados em dispositivos Android. E outras medidas vêm sendo tomadas para evitar outros processos. Uma deles será a de perguntar aos usuários de seu sistema operacional mobile qual navegador eles preferem usar dentro dos seus celulares. 

“Isso envolve perguntar aos novos e antigos proprietários de Android qual navegador e mecanismos de busca, eles gostariam de usar”, disse o Google em um comunicado. Porém, ainda não está claro se esse recurso estará disponível a todos os usuários europeus ou apenas durante a definição das configurações iniciais do celular. Olhando o post do Google sobre o assunto, parece, entretanto, que eles usarão aquela velha técnica de enviar notificações push detalhando essas opções aos seus usuários.  

Outra mudança que aconteceu já no mês passado foi a separação dos contratos de aderência da Play Store, Chrome e da barra de buscas, todos embarcados em celulares Android. Basicamente, isso significa que para ter a loja de aplicativos do Google, o usuário não precisa ficar preso ao navegador da gigante de buscas.

Mas a pergunta essencial que fica a partir dessas notícias é: as pessoas optarão por usar outro navegador mesmo quando já estão tão acostumadas ao Chrome?

publicidade

Fonte: Android Authority