A Opera, desenvolvedora norueguesa de software, acaba de anunciar nova versão do seu navegador para Android, e a grande novidade é que a função de VPN agora pode ser ativada no menu de configurações. O serviço chega de modo gratuito e o usuário pode escolher entre usá-lo de maneira permanentemente para buscas privadas.

O novo navegador com VPN, quando ativado, oferece aos usuários um controle aprimorado de privacidade e melhora sua segurança online, especialmente, ao se conectar a redes Wi-Fi públicas. Ao aplicar o uso de uma VPN, a troca de dados ocorre de forma camuflada, para que ninguém possa interceptar informações confidenciais, como uma senha ou um número de cartão de crédito. 

publicidade

O serviço é ilimitado e usa uma conexão criptografada de 256 bits, e não é necessário nenhum procedimento de login para utilizá-lo. Com essa adição, o Opera marca um novo padrão de privacidade e segurança na navegação móvel.

Esse serviço já havia sido lançado pela norueguesa anos atrás, mas estava disponível apenas para desktops, agora expande-se para smartphones e tablets. A empresa ainda afirmou que a liberação da versão 51, contendo a novo recurso, já está começado, mas que levará um tempo para chegar a todas as regiões.

Em certos lugares, como a China, onde o acesso ao Google, Facebook e outros serviços são proibidos, uma VPN é a única maneira de contornar essa restrição, tornando esse lançamento algo determinante.

Fonte: Android Authority