O Spotify oferece um catálogo quase ilimitado de músicas e, para ajudar os usuários a navegarem pela ampla quantidade de estilos, artistas e canções do aplicativo, ele cria playlists personalizadas, com sugestões de diversos estilos. No entanto, escutar todas as sugestões, exige muito tempo e paciência para encontrar algo realmente correspondente ao gosto do ouvinte. Pensando nisso, dois desenvolvedores da empresa investiram em um projeto independente que ajuda a explorar milhares de músicas novas chamado “Discover Quickly”

Aliza Aufrichtig e Edward Lee, Os designers do Spotify, são os criadores do Discover Quickly. Ele é um aplicativo web – executado dentro de navegadores – e mostra playlists que o Spotfy cria para os usuários, como a “Descobertas da Semana” ou a “Daily Mix”, no formato de uma grade de capas de álbuns. Ao passar por cada opção, uma música começa a tocar. Depois, a ferramenta permite clicar na imagem, que expande e mostra mais informações sobre a canção e o artista escolhidos, bem como discos relacionados.

O app também salva as músicas selecionadas em uma nova playlist que pode ser exportada para o Spotify. Assim, o Discover Quickly permite que o usuário crie sua própria seleção de descobertas apenas com as músicas que o agradam. A ferramenta vai além e oferece as mesmas opções de navegação e criação de playlists em qualquer lista de reprodução do Spotify.

“O Discover Quickly oferece poucas coisas que você não pode fazer no Spotify, mas queríamos dar prioridade à possibilidade de navegar pelo catálogo de artistas e canções de forma rápida e visual” disse Aufrichtig ao site Gizmodo. Para a designer, uma das maiores vantagens do app é a possibilidade de exploração de músicas diferentes em várias listas de reprodução.

publicidade

Aufrichtig e seu parceiro Lee ressaltaram que o aplicativo não é um projeto oficial do Spotify. Mas, para criarem a ferramenta, os desenvolvedores usaram a Web API pública da empresa.
“Eu mostrei [a ideia] para Edward”, disse Aufrichtig, “e ele disse ‘O que aconteceria se você pudesse explorar a música da mesma maneira que você pode se perder entre dezenas de artigos na Wikipédia? Isto é, ver um artista relacionado e clicar nele para explorar mais e mais'”.

Na prática, o Discover Quickly é pautado nessa ideia: uma enciclopédia digital que facilita a navegação a partir de imagens de álbuns de músicas e que relaciona informações semelhantes para absorver e levar os usuários até gêneros e artistas que eles nem sabiam que existiam. 

É possível experimentar gratuitamente o aplicativo neste link. Para efetuar o login, é preciso se conectar com sua conta à sua conta do Spotify.