Quando você está utilizando um notebook apenas com a sua bateria é importante você saber o quanto tempo ela ainda tem para segurar a sua carga. Infelizmente, no Windows 10, as vezes um bug faz com que o sistema mostre apenas a porcentagem dela, o que acaba não lhe dando uma estimativa de tempo para você se precaver de o computador acabar desligando.

Para contornar esta situação existe uma mudança que pode ser feita no Windows 10 para trazer a estimativa de tempo de volta, mas que não está presente nos menus do sistema assim como acontece com as funções mais tradicionais. A seguir, veja como fazer o Windows 10 mostrar o tempo restante de bateria na bandeja do sistema.

Importante

A mudança a ser feita a seguir é realizada no editor de registros do Windows 10. Antes de prosseguir, como sempre, é recomendado que você faça um backup de seus arquivos importantes a fim de evitar problemas.

Como fazer o Windows 10 exibir o tempo restante da bateria

Para realizar o procedimento a seguir é necessário que você tenha uma conta com privilégios de administrador. Além disto, caso a máquina seja utilizada com mais de um usuário será necessário repetir o processo para cada um deles. Confira o processo:

publicidade
  1. Aperte junto as teclas “Win + R” para abrir o executar e digite: regedit. Aperte “Enter”;

    Reprodução

  2. Pelo menu da esquerda, entre no seguinte caminho: Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power;

    Reprodução

  3. Agora, dê um clique duplo em “EnergyEstimationDisabled”;

    Reprodução

  4. Mude o seu valor para “0” e clique em “Ok”;

    Reprodução

  5. Dê volta a tela do “Editor de registros”, dê um clique duplo em “EnergyEstimationEnabled”. Caso ela não apareça, será necessário criá-la. Isto pode ser feito com um clique do botão direito do mouse em um espaço em branco e utilizando a opção “Novo > Valor DWORD (32 bits)”;

    Reprodução

  6. Defina o seu valor para “1” e clique em “Ok”;

    Reprodução

  7. Reinicie o computador.

Pronto! Agora, ao deixar o mouse sobre o ícone da bateria ao lado do relógio do Windows 10, você deverá quanto tempo ainda resta até você precisar colocar o notebook na tomada.