O prêmio Turing é conhecido como o “Prêmio Nobel da Computação” e, em sua edição de 2018, foram premiados três pesquisadores que são considerados os padrinhos da inteligência artificial. Yoshua Bengio, Geoffrey Hinton e Yann LeCun foram reconhecidos com o prêmio de US$ 1 milhão por seu trabalho no desenvolvimento do campo de aprendizagem profunda da inteligência artificial.

As técnicas desenvolvidas pelo trio nas décadas de 1990 e 2000 possibilitaram grandes avanços em tarefas como visão computacional e reconhecimento de fala. Seu trabalho foi usado como base para a modernização de serviços e o aperfeiçoamento de tecnologias que utilizam inteligência artificial, como carros autônomos e diagnósticos automatizados.

Você talvez não os conheça, mas provavelmente já interagiu com tecnologias baseadas em seus algoritmos. O sistema de desbloqueio de celulares por reconhecimento facial e o modelo de escrita usado para responder a um e-mail, por exemplo, usam os avanços obtidos por seus estudos.

Durante todo esse tempo, Bengio, Hinton e LeCun estiveram envolvidos com a pesquisa de aprimoramento de inteligência artificial. Hinton divide seu tempo entre o Google e a Universidade de Toronto, Bengio é professor da Universidade de Montreal e fundador da Element AI, e LeCun é o principal cientista de inteligência artificial do Facebook e professor da Universidade de Nova York.

publicidade

Em entrevista ao The Verge, LeCun diz que receber esse prêmio é uma “grande honra” e que é “tão bom poder dividir esse momento com seus amigos Yoshua e Geoff”. O mais notável é que o trio manteve a fé nos avanços tecnológicos em um momento em que a tecnologia estava desacreditada e seu futuro era incerto.

O prêmio

O prêmio Turing tem esse nome em homenagem a Alan Turing, matemático britânico que é considerado o pai da computação. A honraria é entregue anualmente pela Associação de Máquinas da Computação (Association for Computing Machinery – ACM) e tem como objetivo selecionar as contribuições “de grande importância para o campo da computação”.

Via: The Verge