É comum que quem está acima do peso procure métodos para queimar calorias. Já imaginou ganhar dinheiro por andar? Seria muito bom, não é mesmo? Essa é a promessa do aplicativo Sweatcoin: quanto mais se anda, mais se ganha. O dinheiro, entretanto, é virtual e só pode ser usado dentro do aplicativo.

Cada mil passos equivalem a 0,95 sweatcoins, que podem ser trocados por uma assinatura de três meses do Tidal ou um treinamento online, por exemplo. Há itens mais caros, como o iPhone XS e a Go Pro Hero 7, que custam 20 mil sweatcoins cada. Levando em conta que quem tem conta gratuita, tem limite de 150 sweatcoins por mês, seria necessário algo em torno de dez anos para conseguir um desses aparelhos.

publicidade

Para fazer o resgate do produto desejado, o usuário recebe um código promocional e é direcionado a um site de terceiros. É necessário, então, adicionar uma opção de pagamento, como um cartão de crédito. Não há como garantir total segurança nessa etapa, já que o usuário é redirecionado pelo aplicativo.

Outro recurso que pode desencorajar o uso da solução é a necessidade de fornecer os dados de localização constantemente. Aqueles que querem manter sua privacidade ou mesmo economizar bateria não vão considerar que essa seja uma opção viável.

publicidade

A ideia é boa, mas tem mais contras que prós. Para quem caminha bastante e não liga de gastar a bateria do celular ou de compartilhar constantemente sua localização, o uso da ferramenta pode ser interessante. O app está disponível para Android e iOS, mas só é oferecido, por enquanto, em alguns países, como a Espanha. Para o Brasil, ainda não há previsão de lançamento.

Via: Xataka