A disseminação de fake news nas redes sociais é um dos maiores problemas da internet. Como uma medida para combater isso, as autoridades de Singapura planejam aprovar uma lei que criminaliza o compartilhamento de notícias falsas e enganosas.

A lei recebe o nome de “Proteção contra as Falsidades Online e a Lei de Manipulação” e está entre as mais de 20 recomendações apresentadas por um comitê parlamentar seleto e encarregado de lidar com a desinformação. Em casos menos urgentes, a lei forçará os sites a publicar correções ou avisos de notícias falsas.

As novas leis vão permitir que sites que compartilhem esse tipo de informação enganosa possam ser tirados do ar. Os canais e as redes sociais são as principais fontes de notícias de Singapura. Segundo relatório conjunto do Reuters Institute e da Universidade de Oxford, três quartos de seus 5,6 milhões de habitantes acessam notícias por meio de smartphones.

Em 2013, o governo já fez algo parecido, foi solicitado que sites retirasse do ar conteúdo que violasse normas do país, como conteúdo extremista e de preconceito. Os sites tiveram 24 horas para retirar o conteúdo do ar e tiveram de pagar uma multa pela violação. Ainda não se sabe quais serão as penas da nova lei, mas espera-se que seja algo semelhante como uma tentativa de inibir o compartilhamento de material com conteúdo falso.

publicidade

Após a implementação da legislação, Singapura pode pedir ajuda das redes socias, assim como os EUA fizeram, para combater a disseminhação de fake news. 

 

Via: Engadget