A CloudFlare, que em 2018 havia anunciado um novo servidor de DNS com o IP 1.1.1.1 que prometia mais velocidade e privacidade, anunciou um novo recurso. Agora a empresa também tem um serviço de VPN grátis que visa proporcionar mais segurança no tráfego de dados dos usuários.

O novo serviço, chamado de Warp, está integrado ao serviço de resolução de DNS da CloudFlare. Sua ideia é criptografar os dados do usuário onde for possível durante seu tráfego entre o celular ou computador do usuário e o servidor com o qual ele está tentando se comunicar.

A empresa nota que o serviço foi projetado para ser otimizado para o uso no smartphone. Por meio de um protocolo chamado WireGuard, a CloudFlare diz que pode reduzir o consumo de energia em comparação com um aplicativo de VPN convencional. Além disso, o Warp também visa economizar o plano de dados dos usuários utilizando compressão e cache sempre que for possível.

VPNs são um assunto sério, e o anúncio de que uma empresa está oferecendo um serviço do tipo sem custos é sempre motivo (justo) para desconfiança. A CloudFlare justifica a gratuidade do serviço por um modelo “freemium”, que oferece uma alternativa grátis para que o usuário se habitue à plataforma e comece a pagar por um serviço mais avançado. No caso do Warp, ele também terá a versão Warp+, que oferecerá mais velocidade e estabilidade, mas a empresa ainda não falou em preço. Além disso, a companhia afirma que não vai guardar dados identificáveis dos usuários e não pretende coletar informações para venda de anúncios direcionados.

publicidade

A CloudFlare ainda não disponibilizou o serviço para os usuários. Por enquanto, a empresa apenas abriu uma fila de espera dentro de seu aplicativo, o 1.1.1.1, e os interessados serão notificados quando o Warp estiver disponível para eles. Se você quiser, pode baixar o app para Android neste link ou para iOS neste link; o aplicativo serve para alternar o servidor de DNS do seu celular de forma mais automatizada e também será o canal para uso de VPN quando habilitado.