Os aviões do futuro podem ser radicalmente diferentes se um projeto desenvolvido por engenheiros da NASA e do MIT sair do papel. Eles criaram um novo tipo de asa para aeronaves que se comporta de um modo diferente de tudo que já foi visto até hoje, sendo capaz de mudar de forma de acordo com a necessidade.

A ideia é que as asas se ajustem dependendo das forças externas aplicadas sobre elas, de forma que ela pode se adaptar a diferentes condições. Por exemplo: em uma situação de decolagem, ela pode assumir uma forma, enquanto no momento de cruzeiro, ela assumiria outra.

publicidade

A técnica proporciona algumas vantagens em comparação às asas de avião atuais, segundo os pesquisadores. A principal delas é o fato de que este design é muito mais leve, o que faz com que o avião também fique mais leve. A consequência disso é que o consumo de energia se torna mais eficiente, permitindo queimar menos combustível para concluir a viagem, o que é positivo tanto na questão de redução de custos quanto no aspecto ambiental.

O protótipo revelado foi feito à mão e testado nos túneis de vento da NASA. Ele é formado por centenas de peças idênticas. A equipe nota que o design permitiria uma grande variedade de formatos de asas diferentes, com um conceito similar ao uso de peças de Lego para montagem da asa.

publicidade

Reprodução

No entanto, não espere que essa ideia se materialize em algum avião em um curto prazo. Daniel Campbell, um pesquisador externo consultado pelo site MIT News, menciona que as utilidades mais próximas da realidade são aplicações estruturais para aeronaves e estruturas espaciais, como antenas.

publicidade