O Google lançou nesta quarta-feira (03/4) a segunda prévia do Android Q para desenvolvedores. A atualização, ainda restrita a telefones Pixel, traz alguns ajustes básicos no geral, mas também já está adaptada a preparar aplicativos e jogos para a primeira leva de smartphones dobráveis. Além disso, conta com o Bubbles, novo recurso multitarefa do Google que pode mudar a aparência e o funcionamento do Android de acordo com a forma de implementação.

Observa o GIF animado acima? Esse é o novo emulador de tela dobrável do Android Q. Ele permite que os desenvolvedores (e nós) analisem como os aplicativos e jogos atuais devem aparecer em telefones com telas dobráveis reais. Falando neles, aliás, o emulador parece ter como alvo duas configurações: uma tela de 7,3 polegadas que pode ser dobrada para 4,6 polegadas e uma tela de 8 polegadas que pode ser convertida para 6,6 polegadas. Não por acaso, essas dimensões são justamente aquelas presentes no Galaxy Fold, da Samsung, e no Mate X, da Huawei .

Enquanto isso, o Bubbles pode acabar sendo uma mudança muito decisiva para o Android Q, dependendo de como for aplicado. Ele traz um recurso na função multitarefa que permite que aplicativos individuais deixem algumas “bolhas flutuantes” em cima do que você estiver fazendo na tela. A ideia é que você seja alertado por essas bolhas quando receber uma notificação em outro app. Um teclado irá aparecer, então, para que você possa digitar uma resposta, sem que o mecanismo obstrua totalmente o aplicativo em uso.

Se isso soa familiar, provavelmente é porque vários aplicativos para Android já fazem a mesma coisa, com destaque para o Facebook Messenger, com seus Chat Heads. Mas o Bubbles não se limita a mensagens, oferecendo aos usuários uma visualização conveniente das tarefas e atualizações em andamento, como telefonemas ou horários de chegada. Eles podem fornecer acesso rápido a interfaces de usuário portáteis, como notas ou traduções, e podem ser lembretes visuais de tarefas também. Isso pode soar como uma solução para a execução de aplicativos no modo de tela dividida, mas para outros pode se tornar apenas irritante.

publicidade

Os demais ajustes

A versão beta do Android Q já tornou o compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais e com seus contatos mais rápido e intuitivo, e agora a interface de compartilhamento pode mostrar uma prévia do que você está enviando antes de fazê-lo – isso deve impedir que você publique uma foto inadequada com a sua família. Claro, é uma melhoria relativamente pequena na qualidade de vida, mas é um benefício para quem compartilha muitas coisas.

A nova navegação por gestos não foi detalhada nas notas de lançamento, embora o 9To5Google tenha descoberto que a nova versão beta tem alguns controles revisados para alternar entre os aplicativos. Semelhante aos gestos introduzidos no iPhone X, você pode alternar entre aplicativos deslizando para a esquerda ou para a direita no botão inicial. Porém, parte da barra de pesquisa do Google é exibida toda vez que você desliza, em vez de permanecer oculto.

Fonte: The Verge