Uma das grandes dúvidas sobre o design do Android Q é como a barra de navegação vai se parecer. Ao que tudo indica, não vamos ter de esperar até o Google I/O, que acontece em maio, para descobrir.

A equipe do site XDA Developers encontrou escondido no código-fonte da segunda versão beta do Android Q uma funcionalidade que retira o botão voltar e substitui o atual botão “home” por uma barra de gestos semelhante à do iOS, e que está disponível no iPhone X.

publicidade

Abaixo, você confere um vídeo que demonstra como essa barra se parece:

publicidade

Esse ainda é um trabalho em andamento, já que é possível observar que as animações de transição entre os aplicativos não são tão fluídas, e a opção de “rolagem rápida” entre os aplicativos abertos é inexistente, além de não ter opção de voltar ao aplicativo anterior.

Porém, não é muito provável que o Google irá retirar de vez a opção do botão voltar. Isso seria uma mudança drástica na forma como interagimos com os aplicativos de Android, mas é possível que a barra seja atualizada com uma opção de voltar no futuro. Também é possível que isso seja apenas um teste da empresa e que nunca chegue a ser lançado. Nesse momento, o que podemos fazer é esperar que os períodos de teste do Android Q terminem e que a nova versão seja lançada para que sejam verificadas quais mudanças serão mantidas depois da fase beta.

publicidade


Via: XDA Developers