O Facebook está se despedindo do Windows Phone, pois todas as redes sociais de seu domínio já não estrão mais disponíveis na plataforma, incluindo a rede social, o Messenger e o Instagram. Segundo um porta voz da Microsoft, que confirmou a informação ao Engadget, o suporte para os aplicativos na Windows Mobile se encerrará no dia 30 de abril. A partir da mudança será possível ter acesso às redes somente através navegador do telefone.

Usuários do Windows Phone no Reddit disseram que receberam uma notificação afirmando que o Instagram iria retirar seu aplicativo. Isso pode acabar causando um problema, uma vez que os aplicativos que vão sair estão entre os melhores dentre os gratuitos na Microsoft Store, entretanto, não estão bem claros os impactos dessa ação.

publicidade

A retirada do Facebook pode não surpreender muitas pessoas, visto que a plataforma da Microsoft está prestes a morrer, já que não está mais recebendo atualizações de segurança desde dezembro de 2018. Muitos dos principais players do aplicativo já abandonaram o serviço há muito tempo, mas por outro lado, o sistema operacional móvel lançado há quase uma década, ainda tem um pequeno número de pessoas que continuam usando as versões antigas. O desenvolvimento de aplicativos não é barato, e manter o Windows Phone funcionando por causa de alguns pode não ser algo econômico.

A Microsoft anunciou que estava oficialmente fechando seus negócios com o Windows Phone em 2016, após vendas fracas, e levando em conta que os principais aplicativos de terceiros estão fugindo de sua loja online desde 2015. Embora haja um o apelo ao Windows Phone, até mesmo seus usuários mais fieis não podem ignorar que seus dispositivos não estão mais cumprindo o objetivo básico de qualquer smartphone: tornar a vida mais fácil.

 

Via: Engadget