O Twitter tem anunciado e implementado mudanças em sua plataforma já há alguns meses. A ideia, segundo a companhia, é procurar encontrar maneiras de incentivar “conversas mais saudáveis“.

Em um tuíte publicado pela @TwitterSafety, o plataforma divulgou que reduzirá o número de contas que podem ser seguidas por dia. O limite, que era de mil contas, diminuiu para 400. A medida é mais uma tentativa de reduzir o número de bots e contas de spam — as pedras no sapato da rede social.

publicidade

Um porta-voz da empresa disse que “eles continuam preocupados em impedir spam e abusos no Twitter”, bem como mantêm seu “compromisso de construir um serviço mais saudável”. Na Central de Ajuda, a plataforma explica que o “monitoramento intermitente” refere-se ao ato de seguir e, em seguida, parar de seguir um grande número de contas, na tentativa de aumentar o número de seguidores.

Isso significa que muitos usuários (em geral bots) são dedicados a seguir milhares de pessoas e imediatamente parar de segui-las. Assim, chamam a atenção de outros perfis e aumentam o número de seguidores. Com o novo limite de 400 contas, o Twitter deve reduzir o impacto desse tipo de prática. 

publicidade

Um usuário respondeu ao tuíte de @TwitterSafety e brincou com a ideia de que o limite deveria ter sido definido para 403 contas. Assim, ao tentar seguir mais um, o usuário receberia o clássico “erro 404”.