Categoras: Notícias

Como encontrar páginas que o Google já desindexou do buscador?

No início deste ano, os desenvolvedores e influenciadores digitais Tim Bray e Marco Fioretti alertaram que o Google parece ter parado de indexar toda a Internet no buscador. Como resultado, algumas páginas muito antigas da Web — leia-se com mais de 10 anos — não aparecem nas pesquisas do Google. Ambos os desenvolvedores lamentaram a descoberta, já que isso limita a memória afetiva e penaliza quem precisa desse material para estudos, por exemplo.

Segundo Bay e Fioretti, o DuckDuckGo e o Bing parecem ser os mecanismos que oferecem buscas mais completas. Eles ainda mostram as páginas não mais indexadas pelo Google. Se você estiver procurando por um endereço específico anterior a 2009 e não conseguir encontrá-lo, uma dessas duas opções pode resolver o problema. Mas, caso nenhum deles funcione, pode ser que a página esteja salva como arquivo no Wayback Machine

Quanto a questões mais amplas — sobre os primórdios da internet, por exemplo —, elas podem ser respondidas de outras maneiras. Um post no fórum Hacker News tem sugestões, nos comentários, de alternativas, como o Million Short, que permite pesquisar e ignorar as respostas mais populares — assim você terá mais chances de ler sobre as profundezas da rede. E o Wiby.me, um “pesquisador de páginas clássicas”.

Também mencionado é o Pinboard, um serviço de favoritos minimalista semelhante ao Pocket, que tem uma função fundamental: se você assinar a versão premium — por 11 dólares anuais —, a plataforma criará um arquivo da web de cada página salva pelo usuário. Se você estiver procurando material antigo que não esteja indexado, essa ferramenta facilitará sua localização.

Esta post foi modificado pela última vez em 10 de abril de 2019 22:30

Compartilhar
Publicado por
Redação
carregando anúncio…