No final da noite da última terça-feira (9), o Twitter removeu um vídeo publicado por Donald Trump em sua conta oficial na plataforma. De acordo com o BuzzFeed News, os produtores do vídeo não haviam adquirido licença para utilizar a música “Why do we fall?“, de Hans Zimmer, que aparece no filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. Portanto, depois de uma reclamação da Warner Bros., a rede social retirou o clipe do ar por violar as suas políticas de direitos autorais.

A produção começa com uma frase atribuída erroneamente ao Mahatma Ghandi: “Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, então eles brigam com você, então você vence”. Contudo, os responsáveis pelo vídeo, mudaram a terceira sentença (“então eles brigam com você”) para “então eles te chamam de racista”. E o material inteiro parece uma espécie de campanha política pró-Trump, que já deve estar se preparando para as eleições de 2020.

publicidade

Além da música do filme Batman, aparecem trechos de vídeos das comediantes Amy Schumer e Rosie O’Donnell, assim como do líder da Coreia do Norte e do próprio presidente dos EUA em comícios e reuniões. 

ReproduçãoA remoção é notável porque essa foi apenas a segunda vez que o Twitter toma essa atitude, mesmo com as diversas publicações ambíguas de Trump na rede. Quando o presidente publicou uma ameaça de guerra com a Coreia do Norte, o Twitter respondeu dizendo que “bloquear um líder mundial do Twitter ou remover seus controversos Tweets esconderia informações importantes que as pessoas deveriam poder ver e debater” e “dificultaria a discussão necessária em torno de suas palavras e ações”.

publicidade

Porém, parece que no quesito direitos autorais, a rede social não se mantém isenta de opniões. Em fevereiro, um video de Trump foi removido por usar a música “Everybody Hurts” da banda REM sem permissão.

publicidade

Via: The Verge