Há mais ou menos dois anos, o Google vem trabalhando em um recurso chamado de Project Treble, que facilita o modo como os aparelhos Android recebem as atualizações de sistema. Contudo, parece que a empresa tem uma outra alternativa para isso. O site 9to5Google, famoso por explorar a estrutura do código-fonte de diversos aplicativos, realizou uma varredura na versão 14.5.52 da Google Play e conseguiu localizar o que pode ser uma nova forma como o Android pode receber seus updates.

Segundo o site, a nova versão da Google Play possui linhas de código que indicam que as novas atualizações de sistema do Android chegariam por meio da loja de aplicativos, e não mais dependeriam das fabricantes e operadoras. Isso permite que uma atualização de uma nova versão do da plataforma chegue para todos os dispositivos ao mesmo tempo, como já ocorre com o iOS / iPhone. De acordo com a página, haverá um botão “Fazer download e instalar” na loja de apps, semelhante ao botão encontrado na página de atualizações de sistema dentro do menu de “Configurações” do aparelho.

Uma das reclamações mais recorrentes de donos de Android é a demora para atualização de uma nova versão do sistema operacional quando ela é lançada. A empresa explica que essas atualizações dependem da adaptação que as fabricantes dos celulares fazem para que os dispositivos rodem os novos sistemas de forma satisfatória. Com esse novo processo, tudo seria agilizado.

Lembrando que isso foi encontrado dentro do aplicativo da Google Play, mas, não há garantias de que seja implementado de fato. A empresa faz muitos testes de funcionalidades, e pode simplesmente ter esquecido de retirar as descrições. Vamos aguardar novas informações ou confirmações por parte do Google.

publicidade

VIA: 9to5google / MSpoweruser