Eles estão longe de serem populares como os tablets e smartphones. e quando a gente olha números de mercado, a impressão é de que a categoria não deu muito certo. Mas com um pouquinho mais de atenção – principalmente naqueles mais ligados em tecnologia – os smartwatches começam a ganhar algum espaço. Se você ainda não tem o seu, mas tem interesse em uma extensão do seu smartphone, a gente preparou um guia prático para ajudar você a acertar na escolha.

No Brasil a disponibilidade não é tão grande, mas basta uma pesquisa rápida na internet para ver a quantidade de modelos disponíveis por aí. Seja as relojoarias tradicionais ou empresas de tecnologia, muitas estão lançando relógios inteligentes que ajudam seus usuários a economizar tempo, ficar mais tempo longe do smartphone, receber notificações e aplicativos no pulso e até controlar suas atividades físicas e saúde.

A maioria dos relógios inteligentes ainda depende do smartphone para funcionar. Apenas alguns modelos mais modernos funcionam sem o telefone por perto. sendo assim, a primeira coisa – e certamente mais importante – a ser avaliada antes de escolher um smartwatch é ter certeza que ele vai funcionar com o seu celular. Por exemplo, os relógios da Apple só funcionam com iPhones. então, preste bem atenção nisso antes mesmo de começar a pesquisar…

Os smartwatches mais básicos servem apenas como relógio, claro, e mostram as notificações do smartphone, como chamadas recebidas, e-mails e mensagens. Já é interessante para ter uma prévia do que te espera com uma rápida olhada no pulso antes de desbloquear mais uma vez o smartphone. Aliás, esse ainda é o modelo mais comum de relógio conectado…

publicidade

Quase todos os smartwatches trazem tela de LCD, OLED ou AMOLED. A resolução faz diferença para ver fotos, usar alguns aplicativos e consumir determinados conteúdos, além de oferecer mais brilho. Por outro lado, consomem mais bateria. A eficiência energética dos relógios inteligentes está melhorando. A maioria dos modelos com telas coloridas costuma durar de um a dois dias, no máximo, antes de precisar ser recarregado. Os dispositivos mais simples, que exibem apenas notificações, chegam a durar muito mais. Já os que usam recursos de voz, dependendo da intensidade de uso, não chegam a durar um dia inteiro com uma única carga.

É importante atentar também para a facilidade de uso do modelo pretendido. As telas sensíveis ao toque já ganharam espaço em diversos relógios. Mas nem toda interface baseada em gestos é intuitiva e simples de usar. Vale a pena conferir a posição e função dos botões também, nem todos são de tão fácil acesso. Colocar o smartwatch no pulso por alguns minutos pode fazer com que você mude de ideia rapidamente. Experimente antes de comprar.

Agora se o seu caso for a busca de um dispositivo para prática de esportes ou controle da saúde, é preciso prestar atenção em algumas funções específicas. Muitos smartwatches trazem recursos de fitness, como sensor de frequência cardíaca, GPS e monitoramento do sono. Por outro lado, outros modelos ainda dependem do telefone para rastrear atividades. Se a sua ideia for sair de casa para praticar exercícios sem depender do smartphone, escolha um relógio mais voltado para atletas – alguns inclusive com menos funções, mas totalmente dedicados ao esporte.

Existem ainda outros recursos que podem chamar atenção na hora de escolher como a possibilidade de efetuar e receber chamadas diretamente pelo relógio e até fazer pagamentos. Com todas essas informações, no final das contas o que vale é você decidir o que é realmente importante para o seu dia a dia; ou seja, o que você vai mesmo usar e ser útil para facilitar sua vida. depois disso, é só avaliar o que cabe no seu orçamento e… decidir.