Não é difícil imaginar a complexidade de um sistema operacional como o Windows 10. E se pensarmos em todos os softwares lançados pela Microsoft até agora, mesmo com os problemas recentes, a complexidade é ainda maior. Ora, são produtos para mais de 800 milhões de usuários.

Para termos uma ideia desse labirinto, um engenheiro especialista no Windows 10, revelou algumas informações no Quora, uma -plataforma de perguntas e respostas.

Que linguagem de programação é usada para criar o Windows 10?

Axel Rietschin, engenheiro da Microsoft, explicou que a maior parte do kernel do sistema é escrito em C: “Você pode encontrar cópias filtradas do Kernel de Pesquisa do Windows, mesmo no Github e conferir”.

publicidade

Essa linguagem de programação, no entanto, não é a única responsável por modelar o sistema operacional de Redmond. Em sua criação, além de C, as linguagens C #, JavaScript, TypeScript, VB.NET e C ++ também intervêm. Na verdade, o engenheiro explica que à medida que nos aproximamos do modo de usuário e de desenvolvimentos mais recentes, encontraremos menos C e mais C ++.

Sobre o tamanho, o engenheiro pontua: “O que a maioria das pessoas não percebe é o tamanho do Windows: é um projeto gigantesco, de proporções verdadeiramente épicas.”

Como Rietschin explica, a árvore completa com todo os códigos-fonte, o código de testes e tudo o que constitui o “código-fonte do Windows” tem mais de meio terabyte de tamanho, com dados espalhados em mais de 4 milhões de arquivos. Caso você não acredite, teria que passar um ano procurando pasta por pasta (são mais de 500 mil). Elas contêm os componentes que constituem a estação de trabalho do sistema operacional, produtos de servidor e todas as suas edições, ferramentas e kits de desenvolvimento associados. Além disso, você precisaria ter certo conhecimento das nomenclaturas, para saber a função de cada um dos arquivos.

“Levaria uma vida inteira (ou duas) para ler tudo”, brinca o engenheiro.