O primeiro Aston Martin totalmente elétrico foi finalmente revelado, quase quatro anos depois de ter sido anunciado. A marca o exibiu no Shanghai Motor Show, na terça-feira (16): chamado de Rapide E, ele tem quatro portas e é baseado no sedã Aston Martin Rapide. Serão apenas 155 unidades à venda, mas o preço final do carro ainda não foi anunciado.

A bateria está posicionada no lugar usual do motor de combustível e pode carregar a uma taxa de até 310 milhas por hora quando conectada a uma tomada. Ela é de 800V e 65kWh, o que permite que o carro viaje mais de 200 milhas com uma única carga. Motores duplos montados no eixo traseiro produzem 450kWh (mais de 600 cavalos de potência), que podem levar o carro a 155 milhas por hora. Isso permite que ele vá de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

publicidade

Segundo o CEO do Aston Group, Andy Palmer, “a inauguração do Rapide E será um grande momento para a Aston Martin. Como nosso primeiro carro de produção totalmente elétrico, ele é um passo verdadeiramente histórico, que prepara a marca para o enorme desafio de um futuro ambientalmente responsável e sustentável”. 

Reprodução

publicidade

O veículo vai ser compatível tanto com o Apple CarPlay quanto com o Android Auto. Além disso, os custos do projeto foram reduzidos, uma vez que ele limita o número de células de bateria no carro e é bem menor do que modelos elétricos de outras marcas, como a Tesla.

A demora entre o anúncio do automóvel, em 2015, e seu lançamento foi resultado de um esforço da empresa para cortar custos — o que envolveu centenas de demissões. Para dar sequência ao projeto do Rapide E, a montadora britânica usou financiamento chinês. 

publicidade

O carro elétrico será construído na vila de St. Athan, localizada no sul do País de Gales. Esse também foi o lugar escolhido pela Aston Martin para construir os veículos elétricos da Lagonda, sua submarca que, recentemente, foi ressuscitada para se dedicar aos veículos elétricos.

Confira o vídeo:

publicidade

Via: The Verge