Normalmente, um novo console é anunciado através de uma live, um teaser ou uma apresentação, como as que acontecem durante a Electronic Entertainment Expo (E3). Ao invés disso, a Sony tomou uma decisão bastante curiosa: revelar os primeiros detalhes do PlayStation 5 (ou qualquer que seja o nome do novo console) durante uma entrevista para o site Wired. A entrevista foi realizada com o principal responsável pela arquitetura do novo console, Mark Cerny.

-> O que podemos esperar do PlayStation 5?

Cerny confirmou que o PS5 não será lançado em 2019 – alguns rumores apontam que seu lançamento será em 2020. Considerando o fato de que a Sony não participará E3 deste ano, a decisão não é uma total surpresa. Ele também revelou que os kits de desenvolvimento, normalmente enviados para os que os produtores de games possam trabalhar em novos jogos, já foram entregues.

Em termos técnicos, foi revelado que o novo console terá um processador de oito núcleos, baseado na linha Ryzen da AMD. A GPU será uma versão customizada do Radeon Navi, também da AMD. Alguns benefícios deste upgrade estão no suporte ao Ray Tracing (algoritmo que permite mais realismo na forma como a luz incide sobre objetos tridimensionais), além de uma unidade de áudio 3D, que apresenta uma experiência de som aprimorado que, segundo Cerny, “vai mostrar a grande diferença que um grande aprimoramento de hardware pode fazer pelo som.”

publicidade

Menos tempo de carregamento de jogos

Enquanto novos processadores e melhorias no hardware são inevitáveis, Cerny disse que a mudança mais significativa está no disco rígido do console. A Sony instalou uma unidade de memória tão potente, que sua velocidade de leitura de arquivos é bastante superior a qualquer SSD atual.

Para demonstrar esse poder, Cerny colocou para rodar o jogo Marvel’s Spider-Man em um PS4 Pro (console mais poderoso da empresa atualmente), e em um desses kits de desenvolvedor para o PlayStation 5. Ele iniciou o recurso de viagem rápida do jogo, em que foi selecionado um ponto do mapa para que o Aranha fosse teletransportado, realizando o procedimento em ambos os sistemas. Levou 15 segundos para que o processo fosse realizado no PS4 Pro. Já no protótipo do PS5, foram necessário impressionantes 0.8 segundos .

Esse teste mostra o quão poderoso o novo console pode ser em se tratando de renderização de cenários e mapas para jogos que, com certeza, vão exigir bastante do hardware.

Compatibilidade com PS4, PS VR e mais

Nenhum outro detalhe específico foi revelado. Porém, algumas outras informações puderam ser captadas durante a entrevista. Dentre elas está o fato de que o PS5 terá retrocompatibilidade com os jogos de PS4. Esse é um dos recursos mais pedidos pelos usuários e o que atual videogame da Sony não oferece me relação ao seu antecessor – alguns jogos de PS3 podem ser rodados apenas via streaming no serviço PlayStation Now.

Ainda foi prometido que, mesmo com o lançamento do novo console, ambos os sistemas receberão jogos, assim como sempre acontece quando um novo console chega às lojas. O PlayStation 5 também terá suporte ao atual PlayStation VR, ainda que uma atualização para aprimorar o funcionamento talvez seja necessária.

E o que parece preocupar muitos gamers com uma internet não tão boa, principalmente os brasileiros foi finalmente respondido: o PS5 não será um console apenas digital. Ele terá um leitor de discos e as mídias físicas dos jogos também serão lançadas. Durante a entrevista, nada foi falado sobre o design do console e nem sobre o controle que, segundo rumores, pode ganhar uma tela sensível ao toque.

A Sony pode não participar da E3 em junho, mas já abriu precedentes para as diversas especulações sobre o novo console. E, claro, teremos diversas perguntas dos fãs sobre como o seu principal  concorrente, a Microsoft, irá reagir quanto a essas informações divulgadas. Provavelmente, a criadora do Xbox só irá revelar seu novo console, o Scarlett, durante sua apresentação na E3 2019, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho.

Fonte: Wired