A Microsoft gosta de lançar novos modelos do Xbox One para oferecer diferentes recursos e preços para diferentes clientes. Atualmente, existem cinco modelos do console, sendo que três ainda são vendidos em lojas convencionais, e outros dois ainda são encontrados em sites de venda de produtos usados online, por exemplo.

Apesar das diferenças entre os modelos, todos os jogos de Xbox One rodam em qualquer uma das versões do console. No caso do Xbox One X, os games podem oferecer melhorias visuais, mas a experiência geral é basicamente a mesma em qualquer um dos modelos.

Para ajudar aos gamers interessados em saber tudo sobre o console da Microsoft, o Olhar Digital preparou um artigo especial explicando as diferenças entre as cinco versões do Xbox One: o primeiro modelo, o Elite, S, X e agora o All-Digital Edition. O que cada um faz? Qual mais vale a pena? Confira abaixo:

Xbox One

publicidade

O primeiro modelo do Xbox One foi lançado em 2013 e chegou ao mercado recheado de polêmicas: inicialmente, a Microsoft pretendia exigir que jogadores estivessem online para jogar, mas acabou voltando atrás. Mas ela manteve outra crítica de consumidores, que foi a integração com o acessório Kinect, que fazia com que o preço do console subisse para US$ 499 – enquanto o rival PlayStation 4 custava US$ 399.

O Xbox One original tinha 500 GB de espaço interno. O Kinect deixou de ser obrigatório depois de um tempo, mas uma parte considerável dos primeiros modelos acompanham o acessório. A Microsoft chegou a lançar ainda uma versão com 1 TB de espaço interno em alguns mercados.

Xbox One Elite

Lançado em 2015, o Xbox One Elite é uma versão um pouco turbinada do modelo original: não do ponto de vista de potência, mas de espaço e velocidade. Ele conta com um disco híbrido SSHD de 1 TB mais veloz para leitura de arquivos do que o HDD do modelo convencional, além de acompanhar o controle Elite, que pode ser personalizado pelo jogador, além de ter componentes removíveis e facilmente substituíveis. O Xbox One Elite não acompanha o Kinect, mas possui entrada para o acessório.

Xbox One S

Em 2016, o Xbox One ganhou um novo design: o modelo S é 40% mais compacto do que o original, e ainda oferece alguns recursos que não estavam presentes no original, incluindo reprodução de filmes em 4K e suporte à tecnologia HDR. Ele pode ser encontrado em três opções de armazenamento: 500 GB, 1 TB ou 2 TB. Sem entrada para o Kinect, o Xbox One S exige um adaptador para quem quiser usar o acessório.

Xbox One X

Mais do que um novo design, o Xbox One X foi lançado em 2017 oferecendo mais potência do que o modelo convencional. Sim, a Microsoft criou um Xbox One melhor do que o anterior – e, atualmente, o Xbox One X é o console mais potente disponível no mercado.

A versão turbinada do console ganhou capacidade de rodar jogos em resolução 4K, novo processador e mais RAM do que o modelo convencional. Como consequência, jogos que rodam no Xbox One X exibem imagens mais impressionantes do que nas outras versões do console.

O Xbox One X só é vendido com 1 TB de armazenamento interno, embora a Microsoft lance algumas versões limitadas com mais espaço interno. Ele não acompanha o Kinect, e, assim como o Xbox One S, precisa de um adaptador para conectar o acessório.

Xbox One S All-Digital Edition

O mais recente dos modelos do Xbox One, o Xbox One S All-Digital Edition elimina a entrada de discos e roda apenas jogos digitais – ou seja, apenas títulos baixados pela Microsoft Store e armazenados no disco interno do aparelho.

Com 1 TB de armazenamento interno, ele é um pouco mais barato do que o Xbox One S pela ausência do leitor de discos, e mantém o design da versão compacta do console. Ele começará a ser vendido em maio lá fora, e já tem chegada ao Brasil marcada para junho.