A Apple pode estar trabalhando em projeto de reunião dos recursos “Buscar iPhone” e “Encontre meus amigos” em um aplicativo único. Previamente chamado de “GreenTorch”, o app está em fase de testes por engenheiros da companhia, de acordo com reportagem desta quarta-feira (17) do site 9to5Mac.

O aplicativo oferecerá as mesmas funções das duas ferramentas já existentes e será disponibilizado tanto no iOS quanto no macOS, informaram pessoas próximas ao desenvolvimento do recurso ao 9to5Mac. O app seria baseado na infraestrutura Marzipan, projeto ambicioso da Maçã, que promete a possibilidade de criação de um app único compatível com iPhones, iPads e Macs – conhecido como single binary.

Por meio da iniciativa, a Apple também vai conceder aos usuários o rastreamento de qualquer item, e não apenas os aparelhos da empresa. A função será possível graças a um hardware conhecido como “B389”, em desenvolvimento pelos engenheiros, que irá integrar o aplicativo único.

De acordo com o 9to5Mac, o hardware será uma tag que pode ser anexada em qualquer item para ser rastreado. Uma vez emparelhada com a conta do iCloud do usuário, será possível configurar o aplicativo para enviar notificações quando o produto – com a “B389” – ficar muito longe da etiqueta. O programa evita que o dispositivo seja esquecido em algum lugar, por exemplo.

publicidade

Além disso, localizações podem ser adicionadas a uma lista de “lugares ignorados” – como casa ou local de trabalho –, para que a ferramenta não envie alertas de rastreamento, e o endereço da tag pode ser compartilhado com amigos ou família.

Informações de contato também poderão ser incluídas na etiqueta de rastreamento, a qual vai exibir os dados em dispositivos Apple próximos ao item quando ele estiver no “modo perdido”. Caso o aparelho seja encontrado, o app notifica o dono. A iniciativa da empresa indica que ela pretenda aproveitar a grande quantidade de dispositivos ativos para criar uma rede de “busca coletiva”, que ajude a procurar qualquer aparelho usando um único hardware.

O novo serviço inclui ainda uma opção chamada “Find Network”, a qual rastreia os dispositivos mesmo que eles não estejam conectados a redes de Internet. Permite também configurá-lo para que os aparelhos produzam um som para serem encontrados. Todos os dispositivos Apple, incluindo os fones AirPods, poderão ser localizados.

Já o recurso “Encontrar meus amigos” parece ter funcionalidade semelhante ao aplicativo existente. Integrado no app único, garante o compartilhamento da localização com qualquer amigo, além de membros da família. A nova ferramenta também permite que amigos solicitem compartilhamento de endereços. Por fim, o serviço pode ser configurado para enviar notificações para quando as pessoas chegarem ou saírem dos locais compartilhados.

Não se sabe previsão de lançamento do aplicativo unificado, mas o 9to5Mac especula que ele será anunciado junto com os novos iPhones em setembro.

Via: The Verge  Fonte: 9to5Mac