Uma das distribuições mais populares do Linux fica por conta do Ubuntu, que quando foi lançado teve uma grande adoção devido a sua facilidade de uso. Por sua vez, cada versão nova, é claro, adiciona ao sistema diversas melhorias e novas funções para facilitar o uso dele.

Hoje, dia de 18 de abril, foi lançado o Ubuntu 19.04 que possui suporte garantido até janeiro de 2020 com patches de segurança e outras atualizações de manutenção. Se você está curioso para saber o que mudou nesta nova versão do sistema, confira este artigo do Olhar Digital que explica quais são as principais novidades dele.

Gnome 3.32

Estas novidades não são exatamente do Ubuntu, mas uma vez que o ambiente gráfico adotado na distribuição mudou de versão, você notará algumas diferenças. Uma delas, por exemplo, fica para o Nautilus, o seu explorador de arquivos, que agora conta com o suporte para deixar arquivos favoritos mais fáceis de serem encontrados.

O menu de aplicativos também voltou a forma como ele funcionava anteriormente. Desta forma, os aplicativos não aparecem mais em sua barra, voltando apenas para suas janelas. A cor de fundo do seu Launcher ou Dock, agora também é sólida, não tendo mais aquele efeito de transparência.

publicidade

Reprodução

Ainda graças a mudanças implementadas no Gnome, agora ficou mais fácil também ignorar uma notificação de um aplicativo sem ter que afetar o seu funcionamento.

Mais ícones novos e mudanças visuais

Além da mudança vista acima que foi implementada no Gnome, o Ubuntu também recebeu melhorias no seu tema padrão Yaru, que desta vez conta com mais ícones para personalizar os atalhos de seus programas.

Reprodução

Atualizações livres de reinicialização

Outra novidade bem-vinda nesta versão do Ubuntu fica por conta de atualizações do Kernel poderem ser realizadas dentro de seu ambiente gráfico sem ter que reiniciar a máquina. Este recurso apareceu originalmente na versão 18.04 do Ubuntu, mas foi removido na vesão seguinte, a 18.10.

Novo kernel e drivers de vídeo

A situação de drivers do Linux tem melhorado bastante nos últimos tempos, entretanto, dependendo do modelo ou marca de sua placa de vídeo, alguns problemas poderiam ser encontrados. Com o lançamento do Kernel 5.0, o Linux agora tem um suporte ampliado ao AMD FreeSync, telas touch para Raspberry Pi e drivers proprietários para placas NVIDIA.

Modo noturno

Nesta nova versão do Ubuntu, agora é possível definir um horário para que o próprio sistema troque as suas cores automaticamente. Este recurso é destinado para quem gosta de utilizar o computador à noite ou em ambientes com pouca iluminação sem ter que forçar a sua vista.

Mudanças no terminal

O suporte a abas dentro do terminal do sistema também foi melhorado e, agora, é mais fácil realizar buscas nelas por um comando ou algo que esteja aberto por lá.

Onde fazer o download e quais outras versões estão disponíveis

As novidades listadas acima são da versão principal do Ubuntu, que por padrão vem o Gnome de ambiente gráfico. Ela pode obtida através deste link.

Caso você prefira outras uma versão do Ubuntu que utilize outro ambiente gráfico, estas são algumas opções que já tem o Ubuntu 19.04 como base do sistema:

Estas foram as principais novidades que você precisa saber sobre a última versão do Ubuntu. Apesar da maioria das novidades serem pequenas, elas acertam ao facilitar ainda a mais a utilização do sistema em um todo.