No último sábado (20), uma versão da nave Crew Dragon, da SpaceX, sofreu algum tipo de falha durante o teste de motor em Cabo Canaveral, na Flórida. O acidente causou muitas nuvens de fumaça saindo das instalações da empresa, de acordo com o Florida Today. A nave não estava tripulada e ninguém se feriu.

Um porta-voz da Space X contou que foram feitos vários experimentos com a Crew Dragon nesse dia. “Os testes iniciais foram concluídos com sucesso, mas o teste final resultou em uma anomalia na bancada”, comentou ele ao The Verge. Os astronautas da NASA deveriam fazer seu primeiro vôo nessa espaçonave em julho.

publicidade

A SpaceX está preparando-se para lançar um veículo seguro capaz de fazer o trãnsito de astronautas da NASA da Terra até a Estação Espacial Internacional (ISS), como parte do Programa de Tripulação Comercial.

Em março, uma cápsula Crew Dragon foi lançada com sucesso em um foguete Falcon 9 para a ISS. O momento foi de grande comemoração, já que ficou provado que a nave da SpaceX era capaz de realizar todas as atividades necessárias para completar sem perigos a viagem.

publicidade

Agora, o próximo grande marco será o teste do sistema de aborto. A cápsula está equipada com oito pequenos mecanismos, conhecidos como SuperDracos, capazes de disparar os motores e separar a CrewDragon de um foguete que possa apresentar problemas.

A empresa estaria programando esse teste para junho. Contudo, uma fonte familiarizada com o assunto, afirmou que a SpaceX estava testando os SuperDracos durante o acidente de hoje, embora a empresa não tenha esclarecido exatamente o que gerou o fracasso.

publicidade

“Garantir que nossos sistemas atendam a rigorosos padrões de segurança e detectar anomalias, como esta, antes do vôo, são as principais razões pelas quais fazemos testes”, disse a SpaceX em um comunicado. “Nossas equipes estão investigando e trabalhando de perto com nossos parceiros da NASA”.

Com isso, a empresa ganha um obstáculo para superar. Sua concorrente, a Boeing, planeja voar com a espaçonave CST-100 Starliner pela primeira vez, sem tripulação, em agosto deste ano, seguido pelo primeiro vôo tripulado do veículo antes do fim de 2019. E, enquanto a SpaceX parecia estar muito a frente, os desafios enfrentados sábado devem alinhar as ações das duas companhias.

publicidade

Via: The Verge