Os e-mails continuam sendo uns dos métodos mais tradicionais para se comunicar na internet, sendo que o Gmail foi um dos serviços neste segmento que mais se popularizou. Recentemente, o Google inclusive encerrou o suporte ao Inbox, um cliente alternativo para o Gmail que continha alguns recursos diferentes, como o de agendar e-mails.

Se você está sentindo falta deste recurso, saiba que ele felizmente foi implementado no Gmail, podendo ser utilizado no computador ou no celular. A seguir, veja como agendar o envio de um e-mail através do Gmail.

Como agendar o envio de um e-mail no Gmail pelo PC

O processo para fazer o agendamento de um e-mail é bem simples e não chega a ser muito diferente da tradicional tarefa, que você já realiza. Confira:

  1. Acesse a sua caixa de entrada do Gmail normalmente e clique no ícone para começar a escrever um novo e-mail;

    Reprodução

  2. Preencha normalmente os campos do e-mail e, ao invés de clicar em “Enviar”, clique na seta ao seu lado e escolha a opção “Programar envio”;

    Reprodução

  3. Selecione uma das datas disponíveis ou, se preferir, clique em “Escolher data e hora” para definir quando o envio deverá ser feito.

    Reprodução

Após você ter feito este processo, o seu e-mail já será enviado na hora programada e nem será necessário estar com o serviço do Gmail aberto para que o envio ocorra. Caso você tenha agendado muitos e-mails e precise verificar o que está prestes a ser enviado, é possível ver a lista de e-mails que estão prontos para serem enviados na nova categoria “Programado” dentro do Gmail, assim como mostra a imagem abaixo.

publicidade

Reprodução

Como agendar o envio de um e-mail no Gmail pelo celular

Se você utiliza o Gmail no celular, o método de fazer o agendamento do envio de um e-mail é bem similar ao processo visto no PC. Vale lembrar que a nova função já está disponível para Android e iOS (sistema do iPhone). Veja como usá-lo:

  1. Abra o aplicativo do Gmail normalmente e toque no ícone representado por um sinal de “+”;

    Reprodução

  2. Preencha os campos para fazer o envio do e-mail e toque no ícone representado por “três pontos”;

    Reprodução

  3. Selecione a opção “Programar envio” e escolha um horário para que esta tarefa seja realizada.

    Reprodução

Assim como acontece no computador, na versão para smartphones, através do item “Programadis”, você também pode conferir todos os e-mails que estão com o seu envio agendado.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como usar a nova função do Gmail para programar o envio de seus e-mails.