Para o Google, a navegação por gestos não é exatamente o sistema preferido por todos, por isso, a empresa parece estar trabalhando em uma reformulação. Foram descobertos novos ajustes na versão beta do Android Q que substituem o botão “Voltar” completamente. Já havia sido dito que em uma das versões beta, o botão de voltar não existia mais e o “Home” foi substituído por uma barra de gestos, parece que essa atualização veio para trabalhar em conjunto com essa mudança.

Esse novo comando funciona de forma semelhante ao gesto de deslizar do iOS. Simplesmente deslize seu dedo para o lado esquerdo da tela e ele aciona a função de “Voltar”, assim como o botão fazia. Na tela, será mostrado uma flecha apontando para o lado esquerdo para confirmar a ação.

Ao que parece, esse novo gesto teria um tipo de limite da área de funcionamento. Afinal, se fosse possível voltar simplesmente por deslizar o dedo na tela, seria difícil acessar os menus da grande maioria dos aplicativos de Android. O interessante a se observar nesse recurso é a integração que ele pode ter com a barra de navegação, já que nela não há opção de retornar à página anterior.

Como sempre acontece, não se sabe se essa funcionalidade chegará ao consumidor final, ou se ela faz parte de algum teste interno que o Google está realizando. Confira na prática como esse gesto funciona:

publicidade


Via: 9to5Google