O Itaú anunciou nesta sexta-feira que seus clientes poderão usar cartões de débito no Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay. A instituição já tinha lançado, em abril do ano passado, o Apple Pay, e de lá pra cá, fechou parceria com as demais carteiras disponíveis no mercado. Clientes de cartões de crédito Itaú, Credicard e Itaucard já podiam podem realizar pagamentos desde o começo do ano. 

A novidade traz uma nova maneira de fazer compras físicas, que dispensa o uso de cartões e adiciona segurança e praticidade para quem possui somente a função débito do banco. Ao comprar em lojas físicas, basta aproximar o smartphone da máquina e aguardar o pedido de validação da identidade por meio de senha ou impressão digital. Ao finalizar a transação, a confirmação de pagamento aparece na tela.

Para compras pela internet e dentro de aplicativos, só é possível usar cartões de crédito. Uma previsão de quando isso funcionará para o débito não foi divulgada. 

“A parceria com o Itaú faz parte do nosso compromisso em trazer inovações em pagamentos para cada vez mais brasileiros”, diz Felipe Cunha, head de parcerias do Google Pay para a América Latina.”A novidade permitirá que milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito usufruam das vantagens do pagamento por aproximação do Google Pay no Brasil.”

publicidade

Além do Itaú, o uso de cartões de débito para pagamentos por aproximação do Google Pay também está disponível para clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF).