O co-criador do aplicativo Inbox do Google e ex-designer do Gmail, Michael Leggett, lançou uma nova extensão do Chrome que simplifica a interface web do Gmail. Com o nome de  Simplify, o plug-in é gratuito e elimina todos os excessos do serviço de e-mail do Google, deixando apenas as funções mais básicas e importantes expostas, com os atalhos mais fáceis de encontrar.

Legget diz que se cansou de trabalhar com uma interface que considerava confusa, com tudo espalhado pela tela.
 
O anúncio de reforma na plataforma foi realizado no dia seguinte ao anúncio do aniversário de 15 anos do Google em 1º de abril de 2019. Os pequenos ajustes na interface web do Gmail mudam as barras laterais, que agora estão ocultas por trás de um par de botões de menu; a barra de pesquisa na parte superior da tela é minimizada por padrão e o botão para compor um novo e-mail foi movido do canto superior esquerdo para o canto inferior direito.

 

Reprodução

 

publicidade

Outra alteração importante é a remoção do logotipo do Gmail. “Vá ver qualquer aplicativo de desktop e me diga quantos têm um enorme logotipo no canto superior esquerdo”, explicou Leggett em uma entrevista à Fast Company, “Vamos lá. É puro ego, pura besteira. Solte o logotipo”. O disigner ainda conta que vê a necessidade de um recurso de acesso rápido entre o e-mail e os outros serviços do Google.

A extensão reflete a estratégia adotada pela Leggett no Google, na qual ele usou a Inbox experimental para apresentar recursos e incentivar a empresa a alterar o serviço do Gmail. “O melhor que eu posso esperar é que ele seja realmente bom e o Google forçará as pessoas a mudar para o Inbox, ou será muito bom e eles usarão os melhores recursos e colocarão no Gmail”, disse Leggett sobre seus objetivos originais.

Essas mudanças surgiram um pouco antes do serviço do Google ganhar seus novos recursos de respostas inteligentes e a capacidade de adiar e-mails.

 

Via: The Verge