Mulheres que gostam de tecnologia não precisam ficar acanhadas. Há cada vez mais espaço para elas nesse segmento. Uma das organizações que busca inseri-las nesse universo é a Laboratória: a entidade está com inscrições abertas para mulheres interessadas no curso de programação.

Em quatro anos, mais de mil programadoras se formaram nos cursos oferecidos pela instituição — e mais de 95% das brasileiras que estudaram com eles conseguiram emprego na área. Para participar, é preciso de inscrever no processo seletivo, que está aberto até 23 de junho. Depois, as candidatas passam pelas fases de entrevistas e pré-admissão (em junho e julho). As aulas começam em agosto e acontecem em São Paulo.

Para fazer o curso, não é preciso ter qualquer experiência em tecnologia. As candidatas devem, entretanto, atender a alguns requisitos:

  • identificar-se como mulher;
  • ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em instituição particular;
  • morar na Grande São Paulo para poder estar presente na região central da cidade de segunda a sexta-feira durante os seis meses de duração do curso;
  • não estar cursando uma universidade durante o curso, já que a formação requer dedicação integral;
  • ter disponibilidade para frequentar as aulas presenciais: 5 horas por dia, cinco vezes por semana, durante seis meses.

O curso é totalmente gratuito e prepara as alunas para se tornarem programadoras Front-End — há aulas de JavaScript, HTML, CSS e UX, entre outras especializações. Depois de conseguirem um emprego, as participantes doam uma contribuição (10% do salário) por até dois anos para que outras mulheres possam ter a mesma oportunidade.