O Linux on DeX, anunciado no ano passado, é um programa que permite rodar a base do Linux a partir do Ubuntu e com acesso a uma série de aplicativos de desktop. E agora, a solução está sendo expandida para smartphones mais avançados da Samsung (os Galaxy S9 e S10) e até mesmo tablets intermediários (Galaxy Tab S5e).

Para ser claro,: o Galaxy S9 e o Galaxy S10 (além dos Galaxy Note 8 e 9) já possuem o Samsung DeX. Essa experiência de desktop da Samsung entra em ação quando você conecta o aparelho a um monitor externo e uma interface parecida com a do Windows – ainda que seja Android por baixo – aparece na tela.

O que o Linux on DeX oferece é uma experiência mais próxima de uma área de trabalho real, pelo menos para aqueles mais familiarizados com o Linux. Uma versão quase completa do Ubuntu via DeX é executada e ela é destinada, principalmente, a desenvolvedores, para que eles possam escrever softwares para smartphones diretamente em seus telefones. Mas até mesmo usuários avançados de Linux, ainda que não sejam desenvolvedores, estão achando a solução muito útil.

O Linux on DeX foi, inicialmente, disponibilizado em apenas dois dispositivos, o Galaxy Note 9 e o Galaxy Tab S4. Uma atualização do aplicativo revela que todos os quatro modelos da série Galaxy S10, além dos Galaxy S9 e S9 + passam a suportar a plataforma. O requisito para estes últimos, no entanto, é que eles devem executar o Samsung One UI baseado no Android 9.0 Pie.

publicidade

O Galaxy Tab S5e também está incluído nessa lista. A Samsung tinha requisitos muito altos para o Linux no DeX, mas parece que o processador Qualcomm Snapdragon 675 do tablet de gama média e 4 ou 6 GB de RAM são suficientes para isso.

Para usar o Linux no DeX, nenhum hardware adicional é necessário, mas você terá que se juntar ao programa beta para baixá-lo.

 

Via: SlashGear