O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, é comemorado nesta quarta-feira, 1 de maio, no Brasil e em vários países do mundo. Até o Google entrou no clima e substituiu seu tradicional logotipo na página inicial do buscador por um Doodle especial.

A arte é exibida no Google do Brasil e também na maior parte da América Latina, exceto Equador, Guianas, Suriname, Bolívia, Paraguai e Uruguai. O Doodle do dia do trabalho aparece também na França, Alemanha, Itália e outros países da Europa, além da Rússia.

O dia do trabalho é comemorado anual e internacionalmente no dia 1 de maio em homenagem a um protesto de trabalhadores na cidade norte-americana de Chicago iniciado na mesma data em 1886. Operários locais se reuniram para exigir melhores condições de trabalho, incluindo uma jornada diária de 8 horas.

No dia 4 de maio, após três dias de protestos pelas ruas de Chicago, a greve, que começou pacífica, se transformou num violento confronto quando uma bomba explodiu em meio aos policiais que tentavam dispersar os manifestantes.

publicidade

O caso ficou conhecido como a Revolta de Haymarket, em alusão à Praça Haymarket, onde sete trabalhadores perderam a vida em confrontos com a polícia, que aumentou a repressão após a explosão da bomba. No fim das contas, só os operários foram punidos: sete foram condenados à morte por “conspiração”.

Com o passar dos anos, organizações sindicais e grupos de trabalhadores continuaram escolhendo o dia 1 de maio como data de manifestações nos EUA e em outros países. Em 1919, a França marcou a data como dia nacional do trabalho. A Rússia fez o mesmo em 1920. No Brasil, o feriado foi instituído em 1925.

Curiosamente, porém, os Estados Unidos – país onde foi realizada a Revolta de Haymarket e onde o evento que originou o dia do trabalho aconteceu – não comemoram a data em 1 de maio. O dia do trabalho nos EUA é comemorado na primeira segunda-feira de setembro desde 1882, ou seja, antes da Revolta de Haymarket.

O Doodle do dia do trabalho pode ser conferido na página inicial do Google no celular e no PC.