Na segunda-feira (6) começa o Microsoft Build. É nesse encontro anual, realizado em Seattle, nos EUA, que a companhia apresenta suas novidades. Uma das soluções que recebeu modificações é o Azure: Satya Nadella, CEO da organização, quer transformá-lo no “computador do mundo”. Atualmente, ele está disponível em 54 regiões — mais do que qualquer outro provedor de computação em nuvem.

Entre as novidades estão avanços automatizados de aprendizado de máquina e interface visual intuitiva com recursos de arrastar e soltar. Segundo a empresa, isso vai permitir que a nova geração de aplicativos híbridos seja construída com maior produtividade. Isso porque os serviços cognitivos do Azure dão a dispositivos, bots e aplicativos conectados a capacidade de ver, ouvir, responder, traduzir, raciocinar e assim por diante.

Além disso, foi criada uma nova categoria de serviços cognitivos. Chamada de “Decisão”, ela oferece recomendações que tornam a tomada de decisão mais informada e eficiente. Outros serviços disponíveis incluem o reconhecedor de tinta digital, o reconhecedor de formulário (que automatiza a entrada de dados ao extrair texto, pares chave-valor e tabelas de documentos) e a capacidade de transcrição de conversação, que transcreve conversas de reunião em tempo real.

O Azure Search também ganha com a aplicação de inteligência artificial. Os algoritmos de pesquisa cognitiva podem ser usados para extrair novos insights de conteúdos estruturados e não-estruturados. Depois, esses dados podem ser usados em uma ferramenta de business intelligence ou em modelos de aprendizado de máquina para facilitar a criação de experiências mais ricas em conhecimento.

publicidade

Outras novidades vão ser anunciadas pela empresa em breve e, principalmente, durante os três dias da conferência. Acompanhe, aqui no Olhar Digital!