O National Museum of Play, de Rochester, nos Estados Unidos, anunciou a nova fornada de jogos imortalizados no Hall da Fama dos games. São eles: Mortal Kombat, Super Mario Kart, Colossal Cave AdventurePaciência – sim, o clássico passatempo de cartas dos computadores Windows –, que já havia sido indicado há dois anos, mas não fora incluído.

Segundo o museu, os quatro jogos que entraram na lista histórica “afetaram a indústria dos videogames, a cultura popular e a sociedade em geral de forma significativa.” Entre os games que não resistiram ao corte final, estão títulos de grande sucesso como Asteroids, Call of Duty, Dance Dance Revolution, King’s Quest, Metroid, Minecraft e Ms. Pac-Man – todos estes também foram finalistas em 2018.

publicidade

As sagas Mortal Kombat e Super Mario Kart ainda estão muito bem na ativa. O novo Mortal Kombat 11 foi lançado na última semana, enquanto o Mario Kart 8 Deluxe, para Nintendo Switch, apresenta números galopantes de vendas – e ainda tem uma edição mobile do game esperada para a metade desse ano. Paciência, por sua vez, marcou a vida de inúmeras pessoas, servindo como um ótimo passatempo para afastar o tédio do trabalho ou dos textos acadêmicos.

Você pode ser menos familiarizado com o Colossal Cave Adventure. O jogo de aventura para computador foi lançado em 1976, e era centrado em um formato de texto. De acordo com o museu, ele ainda “oferecia uma rede bastante completa de exploração, com tesouros a encontrar e quebra-cabeças a serem resolvidos”. O game pavimentou o caminho para “um gênero inteiro de jogos de ficção e aventura, e inspirou diretamente outros títulos inovadores, como Adventureland e Zork.”

publicidade

O quarteto dos recém-nomeados fez muito por merecer o reconhecimento e a seu lugar na na lista. Eles se juntam a títulos como John Madden Football, Tomb Raider, Final Fantasy VII, Sonic The Hedgehog, GTA III, The Legend of Zelda, The Sims, Space Invaders, Doom, Pac-Man, Super Mario Bros., Tetris e World of Warcraft.

Fonte: Engadget