A Samsung anunciou recentemente seus novos smartphones da série Galaxy M, que trazem como grande destaque uma bateria de grande autonomia, quase todos com capacidade média de 5.000 mAh. Por sua vez, no mercado, ainda é um pouco difícil encontrar aparelhos que tenham uma bateria deste porte.

E mesmo sendo um tanto complicado achar um modelo com essa autonomia, eles estão aí. E um bom exemplo é o Mi Max 3, da Xiaomi, que possui especificações similares ao Galaxy M30. Logo, se você está de olho em um celular que precisa ficar um longo tempo longe da tomada, confira esse comparativo entre os dois, com seus pontos fortes e fracos, e quem leva a melhor nesse duelo. 

Design e acabamento

O Galaxy M30 possui vidro na sua parte frontal, enquanto a sua parte traseira tem um acabamento feito em plástico, sendo que ele está disponível nas cores preto e azul. O seu peso gira em torno de 174 gramas com as dimensões de 159 x 75.1 e 8.5 milímetros de espessura. O aparelho acaba não trazendo nenhum tipo de proteção extra.

publicidade

Reprodução

Já o Xiaomi Mi Max 3 possui a sua parte frontal feita em vidro, enquanto o acabamento da parte traseira é todo em alumínio. Ele está disponível nas cores preto, ouro champanhe e azul. O seu peso gira em torno de 221 gramas com as dimensões de 176.2 x 87.4 e 8 milímetros de espessura. Ele também não conta com nenhum tipo de proteção extra.

Reprodução

Neste quesito de design e acabamento o aparelho do Xiaomi se sai vencedor, devido a se demonstrar mais resistente. Apesar de o Mi Max 3 ser bem mais pesado que o concorrente, isso não chega a ser um incômodo, uma vez que ele também é um aparelho maior.

Placar: Galaxy M30 0 x 1 Mi Max 3

Tela

A tela utilizada no Galaxy M30 é um display AMOLED de 6,4 polegadas com a resolução de 2340 x 1080 pixels na proporção 19:5:9 e 394 ppi de intensidade. Assim como no quesito anterior, o aparelho não traz nenhuma proteção para ela contra riscos, arranhões ou líquidos.

Reprodução

Por sua vez, o Mi Max 3 conta com uma tela IPS LCD de 6,9 polegadas com a resolução de 2160 x 1080 pixels na proporção 18:9 e 350 ppi de intensidade. O dispositivo da Xiaomi também não traz proteções para a tela.

Reprodução

Na questão de tela ainda é difícil superar um celular da Samsung. Mesmo tendo um display maior do que o seu concorrente, o Galaxy M30 consegue oferecer uma imagem bem melhor. Isto se deve, é claro, devido a uma resolução maior em uma tela menor com um bom nível de intensidade.

Placar: Galaxy M30 1 x 1 Mi Max 3

Câmera

O Galaxy M30 conta com três câmeras traseiras sendo a primeira com 13 megapixels, abertura de f/1.9 e estabilização PDAF. Já a segunda é uma câmera ultrawide com 12 megapixels e abertura de f/2.2. A sua última possui 5 megapixels, abertura f/2.2 e um sensor de profundidade. Além destes recursos, a câmera também possui suporte para panorama, LED Flash e HDR. As gravações de vídeos com estas câmeras podem ser feitas em 2160p ou em 1080p a 30 quadros por segundo.

Reprodução

Já o Xiaomi Mi Max 3 conta com duas câmeras traseiras, sendo a primeira de 12 megapixels, abertura de f/1.9 com estabilização PDAF. Já a segunda câmera possui 5 megapixels e abertura de f/1.9, além de um sensor de profundidade. Além destes recursos, ainda para fotos o celular também traz dois flashes LED, HDR e panorama. As suas câmeras traseiras são capazes de gravar vídeos nas resoluções 2160p e 1080p a 30 quadros por segundo, enquanto as gravações feitas em 720p podem ir até 120 quadros por segundo.

No que diz respeito às câmeras frontais, o Galaxy M30 tem uma câmera de 16 megapixels, abertura de f/2.0 e HDR. Já o Mi Max 3 tem uma câmera de 12 megapixels e abertura de f/1.9. Ambos os aparelhos gravam vídeos com estas câmeras na resolução Full HD (1080p) a 30 quadros por segundo.

Apesar do Xiaomi Mi Max 3 conseguir alcançar em muitas situações a mesma qualidade vista nas fotos tiradas com o aparelho da Samsung, ele acaba perdendo neste quesito. Isso acontece graças ao conjunto de câmeras da Samsung que conseguem oferecer mais recursos, que podem ser ajustados e garantem uma qualidade final superior independentemente do ambiente que você está.

Placar: Galaxy M30 2 x 1 Mi Max 3

Especificações

Para a questão da parte técnica, o Galaxy M30 conta com um processador octa-core Exynos 7904 com frequências que vão até 1.8 GHz, GPU Mali G71, 4 ou 6 GB de memória RAM, 64 ou 128 GB de espaço para armazenamento expansíveis com cartão microSD de até 512 GB e bateria de 5.000 mAh. O aparelho vem com o Android 8.1 Oreo.

Já o Xiaomi Mi Max 3 traz um processador octa-core Snapdragon 636 com frequências que vão até 1.8 GHz, GPU Adreno 509, 4 ou 6 GB de memória RAM, 64 ou 128 GB de espaço para armazenamento expansíveis com cartão microSD de até 256 GB e bateria de 5.500 mAh. O aparelho vem por padrão com o Android 8.0 (Oreo), mas já tem atualização para o Android 9.0 (Pie) com a interface da MIUI.
Em relação as conexões, o Galaxy M30 traz suporte a 4G, Wi-Fi, entrada para fone de ouvidos P2 e Bluetooth. Já a conexão ao PC é feita através de uma entrada uma conexão tipo C suportando portas USB 3.0. Enquanto isto, o Mi Max 3 traz as mesmas conexões, mas também inclui em seu conjunto suporte à rádio FM e um porta infra-vermelha.

Ambos os aparelhos contam com uma configuração bem similar, que deverão desempenhar atividades praticamente com o mesmo desempenho. Entretanto, o Mi Max 3 conta com alguns pontos extras, como já possuir atualização para o Android Pie e conexões extras, que apesar de não serem essenciais, são bem-vindas, isto sem contar com a sua bateria, que tem uma maior capacidade.

Placar: Galaxy M30 2 x 2 Mi Max 3

Preço e disponibilidade

O Galaxy M30 foi lançado oficialmente no Brasil durante o mês de abril de 2019 com o preço de R$ 1.499,00. Por sua vez, o Xiaomi Mi Max 3 não foi lançado oficialmente no Brasil, mas pode ser obtido em lojas virtuais com o preço em torno de R$ 1.300,00.

Placar: Galaxy M30 2 x 3 Mi Max 3

Conclusão

Ambos os aparelhos fizeram uma disputa bem acirrada, mas desta vez a vitória acaba sendo para o aparelho da Xiaomi. Ele acaba ganhando no quesito de autonomia por pouco, sendo que oferece um desempenho parelho e um sistema mais atualizado.

Para os outros quesitos, as diferenças também são mínimas. É claro que o aparelho da Samsung se sobressai em fotos e na tela, mas esta diferença não deverá ser notada no uso cotidiano para a maioria dos usuários.

Desta forma, o aparelho Xiaomi Mi Max 3 acaba sendo o vencedor desta disputa, já que ele oferece o mesmo desempenho do aparelho da Samsung, além de ter um preço ligeiramente menor.