Começam hoje (6), às 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O processo será feito exclusivamente pela internet, até dia 17, na Página do Participante. As provas serão realizadas em 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até 23 de maio, de acordo com o cronograma do exame. O participante tem até 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município para fazer as provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado ou específico. Após esse prazo, não serão mais permitidas mudanças. Quem precisar de atendimento especializado ou específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 a 24 de maio.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir ainda neste ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior, de bolsas de estudo ou de financiamento estudantil. Além disso, a prova pode ser feita pelos treineiros — estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019. Nesse caso, os resultados servem apenas para autoavaliação, sem possibilidade de o estudante concorrer efetivamente a vagas na educação superior ou a bolsas de estudo. Esses participantes devem declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.

Cartão

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece, a partir de outubro, no mesmo site, o cartão de confirmação. O documento informa o número de inscrição e as datas, os horários e o local das provas. A recomendação é que o candidato leve o documento nos dois dias de prova.

publicidade

Isenção

Mesmo quem solicitou a isenção da taxa precisa se inscrever. Estudantes que entraram com recurso relacionado ao pedido de isenção já podem verificar o resultado. As informações foram divulgadas na quinta-feira (2) no Sistema Enem. É necessário fazer login para ver o resultado.

Três perfis de participantes têm direito a isenção: os da última série do ensino médio em 2019 em escolas públicas declaradas ao censo escolar, aqueles com renda familiar menor que um salário mínimo e meio por pessoa e que cursaram o ensino médio na rede pública ou com 100% de bolsa na rede particular e os que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica cujas famílias estejam inscritas no Número de Identificação Social (NIS), com renda familiar mensal de até três salários mínimos ou de até meio salário mínimo por pessoa.

Estudo

Para reforçar o conhecimento dos candidatos, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) oferece várias estratégias gratuitas. Uma delas é o Questões Enem, no qual os estudantes têm acesso a um banco de dados atualizado que reúne provas de 2009 até 2018. O site permite a resolução das questões online e acesso ao gabarito.

Já pelo perfil EBC na Rede, é possível acompanhar a série “Caiu no Enem“. O desafio é responder no fim de semana à questão publicada na sexta-feira. Na segunda-feira, um professor a responde. A série fica no ar até a semana que antecede o exame. Para ter acesso aos vídeos com as respostas, basta se inscrever no canal da EBC no YouTube.

A partir de outubro, semanalmente, a EBC produz um programa para ajudar os estudantes na reta final. O “Esquenta Caiu no Enem” convida professores para dar dicas sobre o exame. E, em novembro, nos fins de semana da prova, a TV Brasil, em parceria com as rádios Nacional e MEC, faz “Caiu no Enem”, em que professores comentam ao vivo as questões do exame. Além disso, durante a programação da TV Brasil e das rádios Nacional e MEC, interprogramas trazem dicas sobre o exame.

Fonte: Agência Brasil