O Doodle – versão especial do logotipo do Google que ilustra a tela inicial do buscador – desta segunda-feira, 13, celebra o médico grego Georgios Papanikolaou, nascido em 1883, e que nesta data comemoraria 136 anos se estivesse vivo.

Georgios Papanikolaou foi um médico nascido na ilha grega de Eubeia e que se tornou pioneiro em estudos de biologia celular. A sua fama, porém, vem do método de detecção de tumores cancerosos na vagina e colo do útero que ele inventou e que hoje tem o seu nome: o exame de papanicolau.

publicidade

Papanikolaou começou a estudar medicina na Grécia aos 15 anos. Após servir como cirurgião do exército na Primeira Guerra dos Balcãs, migrou-se para os Estados Unidos com a esposa, Andromachi Mavroyenis, em 1913.

O casal teve um início de vida complicado no país, mas logo Papanikolaou foi recrutado para trabalhar como pesquisador na Universidade Cornell, em Nova York. Foi lá que o médico e sua esposa, então trabalhando como sua assistente, desenvolveram o exame de papanicolau.

publicidade

O novo método surgiu enquanto Georgios estudava células cancerígenas no útero de porquinhos-da-índia. Na época, para coletar óvulos antes da ovulação, os animais precisavam ser sacrificados. Moralmente contra o sacrifício das cobaias, Georgios começou a estudar uma alternativa para extrair as amostras necessárias sem ter que matar os animais.

Por meio de suas pesquisas, Papanikolaou desenvolveu um método capaz de coletar os óvulos observando o ciclo menstrual das cobaias. Usando um pequeno espéculo, um instrumento que dilata o canal vaginal, ele conseguiu acessar o colo do útero dos animais e coletar o material a ser estudado sem recorrer ao sacrifício.

publicidade

Anos de estudo e aperfeiçoamento do método levaram Papanikolaou e sua esposa a testarem o novo exame em mulheres. Uma delas, uma amiga do casal, foi diagnosticada pelo próprio médico como com câncer cervical, um tumor maligno que atinge o colo do útero.

O exame de papanicolau, como ficou conhecido, era comprovadamente mais simples, rápido, menos invasivo e mais eficaz na detecção de tumores e doenças sexualmente transmissíveis do que os métodos utilizados até então. Por isso, o exame é utilizado por ginecologistas do mundo todo até hoje.

publicidade

Georgios Papanikolaou foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel e ganhou o Prêmio Albert Lasker de Pesquisa em Medicina Clínica em 1950. O Doodle feito pelo Google em homenagem ao médico e pesquisador é exibido nesta segunda em 16 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Argentina, Reino Unido e Israel.

Veja o Doodle na página inicial do Google no PC ou no celular.