Imersão parece ser a palavra do momento. São monitores de vídeo curvos que ajudam a manter o foco no conteúdo, óculos de realidade de virtual que nos levam a outros mundos e até mesmo joysticks que respondem com força de acordo com o movimento do carro ou da aeronave.

E até pensei um dia ver essa tecnologia em mouses, que vão se saculejar de acordo com cada ação do jogo. Mas a Razer, tradicional fabricante de acessórios para games, optou por uma abordagem diferente: fones de ouvido.

publicidade

O Razer Nari Ultimate  é capaz de dar um toque físico aos seus graves, em tempo real, graças a um par de atuadores hápticos ou, que vibram e passam a sensação física do som, no caso, dos graves. É como ter um par de subwoofers para seus ouvidos, sacudindo seu crânio com cada batida percussiva. E sabe de uma coisa? Chega a ser divertido. Acompanhe o review para saber tudo sobre esse modelo de Headset da Razer.

Headset Razer Nari Ultimate: design e conforto

Com alto-falantes de 50 mm de diâmetro e almofadas de 2,5 cm de espessura, esse modelo que que cobre toda a orelha é muito robusto. O revestimento das almofadas é feito em couro sintético, que parece ser de qualidade, mas é fino, o que me deixa na dúvida em dizer se esse tipo de revestimento teria uma longa vida. O que me deixa mais tranquilo é que a Razer tem reputação em fazer produtos de alta qualidade.

publicidade

Reprodução

Felizmente, a porção que está realmente fazendo contato com a pele é feita de um material diferente, um tecido microporoso e as almofadas contém um gel que absorvem o calor. Eu me senti bastante confortável durante o uso, sem aquecer as orelhas ou parte da cabeça. Só recomendo uma limpeza cuidadosa no tecido se você transpirar com muita frequência.

publicidade

A construção geral desse headset é ótima. A parte que envolve os alto-falantes é feita em plástico muito resistente, com as laterais cobertas por uma malha de metal e o símbolo da empresa no centro que acende na cor verde quando em uso (é possível deixar apagado na configuração por software).

Reprodução

publicidade

O arco é feito em alumínio escovado e é bastante flexível, de forma a poder se ajustar e fazer leve pressão na cabeça, o suficiente para os alto-falantes não ficarem soltos. Diferente de outros headsets, o Nari Ultimate não tem ajuste da haste. A espuma de cima, com 1,5 cm de espessura, que fica abaixo do arco de alumínio, se ajusta automaticamente quando colocamos o fone na cabeça. Ela sim, tem uma haste que se move para fazer esse ajuste.

É um sistema simples, que funciona muito bem e, por isso é engenhoso. Ele se ajustou confortavelmente em minha cabeça, quanto na cabeça da minha filha, que tem 8 anos de idade e usou o fone um bom par de horas assistindo desenhos na Netflix.

O microfone é do tipo embutido, como em outro headset da Razer, o Kraken Tournament Edition. É um sistema interessante, já que não deixa o microfone pendurado e ajuda a conservá-lo por mais tempo, pois, quando não está em uso, basta empurrá-lo para dentro.

Headset Razer Nari Ultimate: botões e conexões

No fone direito há um botão giratório para controle de volume. Isso é bem legal, pois é possível deixar os volumes dos dispositivos do Windows no máximo e ficamos somente preocupados em ajustar um único botão no fone. E ele fica bem posicionado, sendo operado com conforto. Como esse headset pode ser utlizado sem fios, há uma cavidade no fone direito em que permite ser guardado o transmissor USB, que faz a comunicação entre o computador e o fone.

Nesse ponto vale dizer que é preciso muito cuidado para não perder esse transmissor USB. Ele mede apenas 1,5 cm por 1 cm e, em caso de perda, não é possível apenas comprar outro, já que é comercializado em par com cada headset, tendo ligação única com o headset.

Reprodução  

No fone esquerdo ficam todos os outros botões e conectores. Há o botão para deixar o microfone no mudo ou ligá-lo; em seguida, um botão giratório para dar equilíbrio entre o áudio do chat e o som do jogo. Por fim temos o botão para ligar o sensor hypersense, para dar o retorno de vibração.

Reprodução

Alinhados com os botões, estão os conectores micro USB, para carregar a bateria e o conector P2 para usar o headset no conector P2 do notebook, smartphone ou qualquer outro dispositivo. A tecnologia Hypersense funciona também com o cabo P2, porém, não é possível controlar a intensidade e nem usufruir do som padrão THX, que fornece uma simulação de áudio em 360 graus.

Headset Razer Nari Ultimate: desempenho

A tecnologia háptica utilizada nos fones  possui uma surpreendente qualidade. A Razer  conseguiu esse feito em parceria com a Lofelt,  e a cereja do bolo é que os atuadores não precisam de software para funcionar –  eles podem injetar essas boas vibrações de qualquer dispositivo. Assim, enquanto você obtém a liberdade de usar o fone sem fio com o transmissor USB que acompanha o produto, também é possível conectar o headset a um conector P2 de 3,5 mm e obter o efeito de vibração.

O efeito passa de um fone para o outro, seguindo os sons. Se em jogo passar um avião da esquerda para a direita da tela, por exemplo, o ruído do avião vai produzir uma vibração na orelha esquerda passando para a orelha direita e a cabeça sente as vibrações. A sensação é de uma imersão maior do que o normal e funciona como um diferencial para uma diversão mais abrangente. Traduzindo: é divertido.

Eu usei o jogo Call of Duty: WWII e notei que o som de armas ficam mais próximos, mais potentes, apenas com diferenciais em metralhadoras, pois são muito rápidas e o áudio acaba sendo um som grave sem muito efeito especial no áudio, mas fazendo tremer a cabeça. Armas de tiro único produzem um efeito melhor, mais preciso. Além do som mais realista, o estrondo com o fone temendo é realmente uma experiência interessante para jogar.

Reprodução

No mais, o áudio é muito bom, usa tecnologia THX para som espacial e produz sons graves e agudos bastante destacados, assim como o Razer Kraken Tournament Edition. Portanto, se não faz questão de entrar dentro do jogo, ou não é um aficionado por games, é melhor economizar um pouco e escolher o Kraken do que comprar o Razer Nari Ultimate, pois ele é muito caro. Em pesquisas em sites online, até a data de publicação desse review, o Razer Nari Ultimate tinha preço médio de R$ 1.100.

Headset Razer Nari Ultimate: Conclusão

Esse headset tem como diferencial o efeito háptico, que é de transmitir vibração de acordo com o som produzido no jogo, no filme ou em músicas. Logicamente, o efeito é melhor sentido e experimentado em jogos, onde há mais elementos para provar o efeito. Armas, veículos, explosões, até mesmo barulho produzido por vento nos jogos, são passados para os atuadores de vibração e tornam os sons graves mais presentes fisicamente.

É bem interessante ele não precisar de software para isso. E como o Razer Nari Ultimate pode ser utilizado sem fio (ele acompanha um transmissor USB para comunicação com o computador) e também com cabo com conector P2 (cabo acompanha o produto), o efeito pode ser produzido de qualquer dispositivo, tanto de videogame, como PC ou celular.

Usando o transmissor USB há a vantagem do software, que pode ajustar a sensibilidade da vibração e também equalização do som, além do recurso THX, que aproveita o som em 360 graus, coisa que a maioria dos jogos sofisticados fazem uso. O ponto negativo é que o preço é elevado e, também, se perder o transmissor USB, não é possível comprar outro, pois o pareamento é único para cada fone comercializado.

Headset Razer Nari Ultimate: ficha técnica

Visão rápida

  • Razer HyperSense

  • THX Spatial Audio

  • Almofadas auriculares com gel

  • Desempenho sem fio sem atrasos

  • Equilíbrio entre jogo/bate-papo

Fones de ouvido

  • Resposta de frequência: 20 Hz – 20 kHz

  • Impedância: 32Ω a 1 kHz

  • Sensibilidade (@1 kHz): 107 ± 3 dB

  • Potência de entrada: 30 mW (máx.)

  • Drivers: 50 mm, com ímãs de neodímio

  • Diâmetro interno da concha auricular: 56 mm de largura/67 mm de comprimento

  • Almofadas auriculares ovais: Projetadas para cobrir completamente as orelhas com gel refrescante, perfeitas para um conforto prolongado

  • Tipos de conexão: Transceptor USB sem fio ou analógico de 3,5 mm (cabo acompanha produto)

  • Alcance sem fio: 12 metros

  • Frequência sem fio: 2,4 GHz

  • Conexão analógica: 4 polos

Microfone

  • Resposta de frequência: 100 – 6,5 kHz

  • Relação sinal-ruído: > 50 dB

  • Sensibilidade (@1 kHz): -42 ± 3 dB

  • Padrão de captação: Unidirecional

Drivers hápticos Lofelt L5

  • 1 em cada concha auricular

  • Resposta de frequência: 20 Hz – 200 Hz

  • Força máxima gerada: 4,3 G

  • Processamento de Sinais Digitais Inteligente

Requisitos do sistema

  • PC com porta USB; PlayStation 4

  • Windows 10 / Window 8 / Windows™ 7

  • Conexão com a internet para instalação do software

  • Pelo menos 500 MB de espaço livre em disco rígido

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.