As pessoas estão se tornando mais conscientes da necessidade de proteger seus dados online, não apenas por causa da taxa de atividade cibercriminosa, mas também porque grandes organizações estão freqüentemente sendo negligentes com os dados que possuem, como o Facebook. 

Uma pesquisa do OpenVPN, feita com 1.000 entrevistados, revela que quatro em cada cinco pessoas – ou 80% dos participantes – acreditam que o Facebook passará por, pelo menos, mais um problema de privacidade ainda este ano. Além disso, 71% dizem que os recentes escândalos afetaram de alguma forma ou severamente a visão deles sobre a rede sociais, enquanto 37% confiam menos nos gigantes da tecnologia por não acreditarem que seus dados recebem o devido cuidado. 

Porém, ainda existem aqueles que são completamente ignorantes em relação ao vazamento de dados pessoais e falta de segurança na rede social. Um em cada quatro entrevistados disseram não ter, sequer, ouvido falar do caso da Cambridge Analytica, do vazamento de dados dos servidores da Amazon Web Services ou do Onavo Protect VPN.

Esta último era uma VPN gratuita promovida pelo Facebook, que adquiriu o serviço em 2013. O problema foi que o Onavo alertava aos usuários que fornecia “análise de mercado e outros serviços para afiliados e terceiros”, ou seja, a empresa de Zuckeberg utilizava o aplicativo para coletar dados do usuário e enfrentar a concorrência. 

publicidade

Daqueles que ouviram falar sobre o Onavo Protect VPN, 57% usavam o aplicativo. Destes, 64% usam, agora, uma VPN paga, devido aos escândalos que o cercaram. Na rede social também aconteceram muitas mudanças de comportamento entre os usuários: 36% dos empregadores bloquearam o uso de mídias sociais ou limitaram o acesso dos funcionários, por causa das controvérsias de segurança. Também, 34% dos entrevistados pensaram sobre sair de uma ou mais plataformas sociais, como resultado dos escândalos.

Via: BetaNews