Nos últimos dois anos, o Paint (ou Paint Brush, se preferir) passou por várias ameaças de ter um fim. Em 2017, a Microsoft lançou o Paint 3D para substituí-lo e parecia que seus dias estavam contados com a chegada da próxima versão do Windows 10. Mas, para a alegria de muitos, esse não foi o caso. No final da história, a ferramenta nunca desapareceu, e foi confirmado que ela irá continuar a fazer parte do sistema operacional. E, a cereja do bolo, foi anunciado que o programa ainda receberá novas funções.

Em nota recente no blog da Microsoft, para os participantes do programa Windows Insider, a equipe responsável pela ferramenta anunciou que ela pode ganhar novos recursos de acessibilidade. A atualização de maio de 2019 do Windows 10 deve chegar em algum momento durante as próximas semanas.

publicidade

Por exemplo, usando as setas no teclado você pode mover o cursor na tela; com a barra de espaço que pode-se ativar uma ferramenta do Paint; já usando “CTRL + setas” você pode rolar pela tela. E com a “barra de espaço + setas”, é possível mover o cursor para selecionar uma parte da imagem. Também chegarão outros recursos de controle, incluindo combinação de “shift” e “tab” para alterar os controles no sentido anti-horário, entre outros atalhos.

 

publicidade

Reprodução

 

publicidade

Ainda de acordo com a Microsoft, serão muitos atalhos para uma série de operações complexas que permitem desenhar, além de novas formas de inserção utilizando apenas o teclado. Para completar, o MSPaint também recebeu melhorias na maneira como interage com a funcionalidade de Narrador do Windows, um app de leitura de tela integrado ao Windows.

 

publicidade

Via: Genbeta