Desde que o Departamento de Comércio dos EUA incluiu a multinacional em sua lista negra, as polêmicas que envolvem a Huawei não param de crescer. Desta vez, a SD Association decidiu excluir a fabricante de sua lista de integrantes — o que já aparece no site da instituição.

A menos que seja revertida em breve, a decisão implica que a Huawei não pode desenvolver ou comercializar acessórios compatíveis ou baseados em SD. Isso inclui smartphones com uma porta de entrada para cartão microSD ou laptops com slot de expansão para memória SD.

Reprodução

O que não está claro é se a decisão afeta novos cartões, como o Cartão NM (ou “Cartão de Memória Nano”), desenvolvido pela Huawei para os seus dispositivos mais recentes, como o Mate 20 Pro e o P30 Pro. Embora seja um hardware criado pela companhia, pode ter bases na tecnologia SD. 

publicidade

Em contato com o Gizmodo, a SD Association confirmou que “está cumprindo as ordens do Departamento de Comércio dos EUa” e que, por isso, tirou a Huawei de sua lista de participantes. Além disso, a instituição afirmou que “nós não falamos em nome de outras empresas”.