Uma das mais famosas defensoras dos direitos das pessoas com deficiência visual, Dorina Nowill é a homenageada do Google desta terça-feira (28). Para celebrar o centenário da educadora brasileira, a empresa criou um doodle que mostra o rosto de Dorina na frente da palavra “Google”, escrita também em Braille. 

Quando o usuário clica no doodle, é direcionado para uma página de pesquisa que traz todas as informações sobre as conquistas da homenageada. A imagem pode ser acessada em computadores ou smartphones e também compartilhada nas redes sociais. 

Quem é Dorina Nowill

Dorina de Gouvêa Nowill (São Paulo, 28 de maio de 1919 — São Paulo, 29 de agosto de 2010) foi uma educadora, filantropa e administradora brasileira. Educadora de formação, ela trabalhou intensamente para a criação e implantação de instituições, leis e campanhas em prol dos deficientes visuais e pelo seu trabalho foi diversas vezes reconhecida e premiada.

publicidade

Madrinha da campanha “Acessibilidade: Siga Esta Ideia”, da Prefeitura de São Paulo, Dorina sempre lutou para o desenvolvimento pleno e pela inclusão social das pessoas com deficiência visual. Por isso, sua fundação trabalha há mais de 70 anos para facilitar a inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, por meio de produtos e serviços especializados.

Hoje, a Imprensa Braille é uma das maiores do mundo em capacidade produtiva, com produção em larga escala, equipamentos de grande porte, recursos humanos especializados e matéria-prima especial. Há quem diga que, nos últimos 70 anos, não há uma só pessoa cega alfabetizada no Brasil que não tenha tido em suas mãos pelo menos um livro em Braille produzido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Além dos avanços tecnológicos para a produção desse material, a Fundação acompanha e cumpre as recomendações da UNESCO, no que diz respeito à composição de livros para crianças. Seguindo o empreendedorismo de Dorina, a entidade oferece ainda, como um dos seus serviços, a produção de livros falados e livros digitais acessíveis, com o objetivo de diminuir os problemas de comunicação das pessoas cegas ou com baixa visão ocasionados pela limitação visual.