O Cloud Mix é o primeiro headset gamer com tecnologia Bluetooth da HyperX, a divisão de acessórios para jogos da Kingston. E para os jogadores de plantão, calma. Eu sei que o Bluetooth não é uma tecnologia boa para games, já que há um pequeno atraso na transmissão e a comunicação pode ficar prejudicada.

Mas a boa notícia é que o HyperX Cloud Mix é um fone híbrido. Você pode usá-lo para jogar com o microfone destacável e com cabo de conector P2, também destacável. E quando sair do computador, você pode remover o microfone, o cabo, parear ele com outro dispositivo, um smartphone, por exemplo, e usá-lo para curtir suas músicas sem se preocupar com fios.

publicidade

E sim, ele também tem um microfone embutido para atender chamadas telefônicas. É um headset versátil, porém caro: R$ 1.199 no lançamento. Portanto, leia o review para saber se ele é adequado às suas necessidades.

Headset HyperX Cloud Mix: acabamento e características

Esse headset tem alto-falantes de 4 cm de diâmetro protegidos por uma lateral feita de plástico. O design é estilo fechado, que cobre toda a orelha, com espuma confortável de 2 cm de espessura, coberta com couro sintético.

Reprodução

As dimensões internas são compactas para um headset tipo concha, com 6 cm de altura por 4,7 cm de largura, o suficiente para manter minha orelha (que não é pequena) bem ajustada dentro dos fones. O microfone destacável começa com um conector P2 (3,5 mm), se estende por um cabo de metal flexível por 9,5 cm e termina com um microfone coberto por espuma. Isso é muito bem vindo para ignorar qualquer som em volta do jogador.

Os controles e conectores ficam bem posicionados: na concha direita está o botão para diminuir e aumentar o volume, o conector micro-USB para carregar a bateria (para quando usar o bluetooth) e o botão de liga / desliga. Também há um pequeno LED que indica o status do Bluetooth.

Reprodução

Na concha esquerda está o botão de pareamento Bluetooth e, assim como muitos fones de ouvido para celular, você pode usar esse botão também para pausar / reproduzir músicas, atender / encerrar chamadas, ativar o Google Assistente. Mais abaixo estão o conector para o microfone externo e o conector P2 para o cabo, para escutar o áudio com fio. Também há uma minúscula abertura que é microfone embutido para uso do Bluetooth para atender chamadas.

Reprodução

O produto também vem acompanhado de três cabos. O cabo do fone removível com 1,3 m de comprimento, o cabo de extensão para PC, com 2 m de comprimento e o cabo de carregamento USB com 0,5 m de comprimento. Todos são padrões e, em caso de perda, podem ser encontrados facilmente em lojas de informática. Mas há um detalhe para o cabo de extensão e o cabo do headset: eles são feitos em nylon trançados, muito resistentes e portanto, fica aqui o aviso: evite perdê-los porque são de excelente qualidade.

Reprodução

Por fim, o fone é bem reforçado por uma haste ajustável de metal. Ela passa por um arco acolchoado, também revestido por imitação de couro, que se mostrou bastante confortável para eu ficar mais de uma hora em frente a um jogo confortavelmente. Aliás, o peso do headset, com o microfone externo, é de 275 gramas e, sem o microfone, é de 260 gramas. É bem leve para um headset tipo concha. 

E como característica final, é bom citar que é compatível com PC, PS4, Xbox One, Mac, Nintendo Switch e smartphones.

Headset HyperX Cloud Mix: qualidade do áudio

Para os audiófilos, o Cloud Mix vai ganhar na qualidade quando for utilizado com fio. Isso faz sentido, pois os codecs para Windows são melhores do que os codecs bluetooth. O que posso dizer é que gostei muito, tanto da qualidade do áudio usando fio quanto da qualidade do áudio com Bluetooth.

O fone agradou mesmo no volume dos graves, com potência e consistentes. E também conseguiu atingir agudos muito definidos, sem ficar estridente. Uma característica que pode ter contado bastante é a câmara passiva dupla que há dentro da concha, que forma tipo um cone que amplifica o som dentro da concha.

Reprodução

E não há nenhum software para ser baixado, como um equalizador, por exemplo. E isso foi algo muito positivo, pois não foi preciso nada especial para obter um som potente de qualidade.

Para reprodução de áudio de alta resolução, como músicas de streaming, jogos e filmes, são fortemente bem representados usando o HyperX Cloud Mix. Quanto ao microfone externo, usei no Skype e no Twitch e verifiquei que as pessoas estavam ouvindo bem, não é algo nada de excepcional, mas não há ponto negativo aqui, já que não houve nenhuma reclamação de chiados, interferências e nem de som baixo.

Reprodução

O microfone interno para atender chamadas também funcionou bem, sem chiados, mas, devido a ficar muito próximo a orelha, recomendo que seja utilizado em locais livres de muito barulho para a voz poder ser bem captada, pois tive que falar alto para a pessoa poder me ouvir.

Por fim, vale dizer que a qualidade do áudio também é garantida pelas almofadas, que isolam bem o ambiente externo; não totalmente, porém, o suficiente para não incomodar o que estamos ouvindo no fone.

Headset HyperX Cloud Mix: tempo de bateria

A HyperX reivindica uma autonomia de 20 horas enquanto usado no modo Bluetooth. Fui capaz de obter isso quase sempre com o volume definido em cerca de 60% durante vários testes. Como mencionado na seção de qualidade do som, esse nível de volume era aceitável para a maioria dos cenários de uso, pois é alto o suficiente para bloquear a maior parte do ruído externo sem explodir seus tímpanos.

No lado do carregamento, o HyperX Cloud MIX leva cerca de 2 horas para recarregar totalmente quando esgotado. Aqui não resolve nada usar carregador turbo, já que a bateria do fone não tem características elétricas disponíveis para isso, portanto, vai “puxar” a corrente necessária para fazer a carga.

Headset HyperX Cloud Mix: conclusão

Um Headset caro, mas que vai deixar você feliz. Portanto, se tiver o dinheiro para investir, vai ficar contente com a qualidade do áudio, o conforto e a durabilidade. Mesmo tendo partes destacáveis, os conectores são bem construídos, fácil ver que são firmes, tanto na parte do fone, quanto nos conectores dos cabos.

A versatilidade em poder usar o HyperX Cloud Mix em jogos, usando fio e, depois poder tirar o cabo, destacar o microfone e sair usando o fone livre de fios e manter a qualidade do áudio é algo muito prazeroso. É realmente como ter dois produtos em um. A bateria pode chegar a 20 horas de uso na prática, conforme prometido pelo fabricante, de acordo com o volume utilizado.

Headset HyperX Cloud Mix: ficha técnica

Fone

  • alto-falantes: customizado e dinâmico, 40 mm com magnetos de neodímio

  • Tipo: circumaural, fechado

  • Resposta de frequência: 10Hz–40.000Hz

  • Impedância: 65 Ω

  • Nível de pressão sonora: 100dBSPL/mW a 1kHz

  • T.H.D.: < 2%

  • Peso: 260g

  • Peso com microfone e cabo: 275g

  • Comprimento do cabo:

    • Cabo de fone de ouvido destacável: 1.3m

    • Cabo de extensão para PC: 2m

    • Cabo de carregamento USB: 0.5m

  • Tipo de conexão:

    • Cabo de fone de ouvido destacável: plugue de 3,5 mm (4 polos)

    • Cabo de extensão para PC: estéreo de 3,5 mm e plugues de microfone

Microfone removível

  • Elemento:  microfone condensador Electret

  • Padrão polar: cancelamento de ruído

  • Resposta de frequência: 50Hz-18.000Hz

  • Sensibilidade: -42dBV (0dB=1V/Pa,1kHz)

Microfone embutido

  • Elemento:  microfone condensador Electret

  • Padrão polar: Omnidirecional

  • Resposta de frequência: 50Hz-8.000Hz

  • Sensibilidade: -33dBV (0dB=1V/Pa,1kHz)

Vida da bateria

  • Bluetooth: 20 horas de autonomia (Testado a 50% do volume do fone de ouvido. A vida da bateria varia dependendo do uso)

Bluetooth

  • Versão Bluetooth: 4.2

  • Alcance sem fio: até 10m (O alcance sem fio pode variar devido às condições ambientais)