Empresas cinematográficas estão tentando fechar os maiores sites de torrent na internet. As produtoras acusam as pessoas por trás do YTS.am e do YIFYmovies.is de induzir uma violação maciça de direitos autorais. A denúncia foi registrada em um tribunal federal do Havaí, nos Estados Unidos, e inicialmente também incluía dois usuários dos sites, que já tiveram seus casos resolvidos.

Ambos os sites operam de maneira diferente. Com milhões de visitantes, o YTS.am (antes, YTS.ag) é o site de torrent mais visitado na internet, superando até mesmo o famoso Pirate Bay. O YIFYMovies.is, por sua vez, é menor, mas permite que os usuários transmitam conteúdo diretamente no site. Entre outras coisas, a denúncia indica que eles incentivaram usuários a baixar ou transmitir filmes sem permissão, ao mesmo tempo em que ganhavam dinheiro por meio de anúncios.

A popularidade deste e de outros sites é uma enorme pedra no sapato para os estúdios, o que motivou um grupo a se mobilizar. Produtoras por trás de filmes como Loucos e Perigosos, Assassino a Preço Fixo 2, Dupla Explosiva e Fúria em Alto Mar acusam os supostos operadores do YIFYmovies.is e do YTS.am de contribuir em larga escala para a pirataria.

O caso foi apresentado no mês passado, mas os nomes dos operadores do site permanecem desconhecidos. Eles são referidos como Doe 1 e Doe 2, respectivamente. “Os réus Doe 1 e Doe 2 causam danos aos negócios dos requerentes neste Distrito, desviando os clientes deste Distrito para serviços não autorizados de distribuição de conteúdo pela internet através de, pelo menos, dois sites: o YIFYmovies.is e yts.ag”, indica a ação judicial.

publicidade

Os efeitos do processo até então

Os estúdios reivindicam quantias que podem chegar a US$ 150 mil por filme pirateado. Além disso, as empresas solicitam uma medida cautelar para impedir que terceiros, como empresas de hospedagem, registradores de domínio e mecanismos de pesquisa, facilitem o acesso aos domínios YIFYMovies.is, YTS.ag e YTS.am.

Nenhuma liminar foi ainda emitida, mas o YIFYMovies.is desapareceu do ar há poucos dias. Além dos dois operadores do site, a denúncia também nomeia dois indivíduos acusados de baixar e distribuir filmes protegidos por direitos autorais, em parte por meio do YTS.am ou de um site relacionado. A documentação não indica que um acordo foi realizado, mas os usuários em questão afirmam que a linguagem enganosa nos sites do YTS e do YIFY os levou a acreditar que eram plataformas legais.

Fonte: TorrentFreak