A Microsoft ainda não confirmou oficialmente a existência do Windows Lite, mas parece que eles estão divulgando diversas informações sobre o futuro do sistema operacional. Durante a Computex 2019, que acontece essa semana em Taipei, na China, o vice-presidente corporativo de dispositivos e de consumo da companhia, Nick Parker, detalhou a visão que a empresa tem do que seria um sistema operacional mais moderno.

Embora não tenha dado outras informações sobre uma possível nova versão do Windows, ele admitiu que a empresa está trabalhando em diversos novos dispositivos, que exigirão um “sistema operacional moderno”, que inclui vários novos recursos, como atualizações contínuas.

Temos visto várias promessas de que os updates do Windows estão sendo aprimorados ao longo dos anos. Agora, a Microsoft está confirmando que “as atualizações de um sistema operacional moderno serão feitas de maneira invisível e em segundo plano. A experiência será confiável e instantânea. Sem interrupções”. Isso parece muito diferente da experiência do Windows Update disponível no Windows 10 hoje, e parece muito mais semelhante ao Chrome OS.

A Microsoft também quer que este sistema operacional mais moderno funcione com conectividade 5G, e inclua suporte para uma variedade de meios de realizar o login, como voz, toque e até mesmo o olhar o que, talvez, torne o sistema mais seguro. Além disso, o suporte a sistemas de inteligência artificial seria um dos destaques.

publicidade

Mesmo parecendo um plano bastante estruturado, em nenhum momento a empresa menciona que essas funcionalidades estarão presentes em uma futura nova versão do Windows. Eles disseram que esses recursos “sustentam a nossa visão de um sistema operacional moderno e fornecerão os elementos fundamentais para uma evolução dos ecossistemas do PC, permitindo que os fabricantes forneçam mais experiências centradas nos usuários de amanhã”, explica Parker.

Algumas dessas previsões já poderiam se aplicar ao Windows como existe hoje, mas a Microsoft descreveu que seu foco está em “habilitar experiências conectadas à nuvem que usam seu poder para melhorar a experiência dos usuários em seus dispositivos”. Podemos afirmar que a empresa não faria tais previsões se não tivesse a intenção de implementar algumas delas em seus futuros sistemas.

Pode ser que essa descrição dada por Nick Parker seja para todos os recursos novos que estarão presentes no Windows Lite, e foram divulgados como uma forma de teste, para verificar a aceitação dos usuários quanto as novas funções.

Mesmo com esses indícios, é difícil saber sobre o que exatamente a empresa está falando. Os planos da Microsoft para o Windows Lite parecem ter sido atrasados pela decisão surpresa da empresa mudar o Microsoft Edge e reformulá-lo com base no Chromium.

Se o Windows Lite tiver como base a nuvem, e depender do navegador para muitas experiências, essa mudança de estrutura pode ter impactado diretamente na produção desse novo sistema operacional, mais moderno. O que nos resta fazer é aguardar o anúncio oficial do Windows Lite e torcer para que essas funções, vistas como “parte de um sistema operacional mais moderno”,  estejam presentes na nova plataforma.

Via: The Verge