EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Cibercrimosos estão utilizando a Copa América – torneio de futebol masculino com as seleções sul-americanas, que acontecerá no Brasil entre junho e julho –  como isca para aplicar golpes via WhatsApp. Para isso, eles usam uma mensagem sobre uma suposta promoção da Nike para fisgar usuários do messenger. A informação é da empresa de segurança digital Kaspersky Lab.

A mensagem fala que a marca esportiva está dando camisetas oficiais do campeonato por tempo limitado e mostra um link, que deveria direcionar a pessoa ao site da promoção para ganhar os brindes. 

publicidade

Reprodução

Contudo, ao clicar no mesmo, os usuários são direcionados para uma página fraudulenta, com uma pesquisa que precisa ser respondida para poder ganhar a camiseta – feminina ou masculina. Depois de responder, é necessário ligar para um número internacional e solicitar os prêmios. 

publicidade

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, “trata-se da primeira campanha falsa disseminada via WhatsApp que se vale de números premium internacionais para monetizar o golpe. Se escolher Claro e Tim, a ligação será para o Malawi (na África), Vivo para a China, Oi para o Burundi (também na África)”.

O Brasil é o país que mais sofre com ataques de phishing. Para evitar cair nesse tipo de golpe, a orientação de especialistas de segurança é sempre a mesma: desconfie de ofertas vantajosas demais, e evite clicar em links suspeitos que acompanham mensagens compartilhadas pelo aplicativo.