A quarta versão beta do Android Q já está disponível. O Google liberou o pacote da atualização no final da tarde de ontem (6), para os dispositivos Pixel inscritos no programa Beta, e os dispositivos de terceiros devem receber o update em seguida. Existem 12 fabricantes envolvidas no processo beta de teste do Android este ano.

Com o Beta 4, o Google declara que as novas APIs de desenvolvedores do Android Q são “finais”, dando a elas a designação oficial de “API 29” (o número aumenta a cada versão do Android). As APIs são instruções e padrões de programação para acesso a um aplicativo ou software, e com as APIs finais os desenvolvedores de aplicativos Android são incentivados a fazer qualquer alteração centrada no Android Q e enviá-los à loja Google Play, que agora está destinada a aplicativos do novo sistema operacional.

publicidade

No versão Q, os desenvolvedores podem adicionar recursos como o modo escuro oficial suportado pelo sistema, suporte a layouts de smartphone dobráveis, respostas inteligentes sugeridas pelo sistema, ações para notificações e muito mais.

Contudo, não parece que há uma tonelada de novos recursos para o usuário neste sistema operacional. O site Ars Technica instalou o novo SO em um dispositivo e disse que há apenas alguns pequenos ajustes em coisas como os ícones do sistema na barra de status e na tela de bloqueio. Isso em relação ao Beta 3, claro.

publicidade

Anteriormente, vimos que o Android Q vai fazer grandes melhorias no novo sistema de navegação por gestos, adicionou um sistema de atualização de componentes mais modular e começou a reformular a maneira como o armazenamento e as permissões funcionam para dar aos usuários mais controle sobre sua privacidade de dados.

Com as APIs finais, você pode pensar que estamos chegando perto do lançamento, mas ainda há mais dois betas agendados antes da versão final, que será lançada como “Android 10 Q” em algum momento do terceiro trimestre.

publicidade


Via: Ars Technica