Durante o evento Google for Brasil, realizado nesta quinta-feira, 6, a empresa anunciou uma parceria importante para levar o Google Assistente para mais pessoas. Durante a apresentação foi confirmada a chegada ao país do P70s, o primeiro feature phone da Positivo a contar com acesso ao assistente.

Não foram dados muitos detalhes sobre o aparelho no palco, mas boa parte dos dados já eram conhecidos pelo Olhar Digital desde a MWC. O P70s é uma evolução do P70, como o próprio nome indica, e é o primeiro celular do tipo no Brasil a carregar o KaiOS, um sistema operacional nascido a partir do finado Firefox OS. O sistema foi projetado para operar em celulares básicos, muitas vezes com até 512 MB de memória RAM.

Isso significa que o celular contará com várias funções associadas a um smartphone em um formato de aparelho de baixo custo, contando com recursos como Google Mapas, Buscador do Google, YouTube, Twitter, Facebook e, agora, o Google Assistente, que pode ser acionado rapidamente usando um botão dedicado para reconhecimento de comandos de voz. Além disso, os usuários poderão baixar aplicativos através da KaiStore e, de acordo com os desenvolvedores da plataforma, mais apps devem chegar à loja da plataforma nos próximos meses.

O P70s já teve seu preço confirmado. O aparelho chegará ao mercado brasileiro custando R$ 280, que é o mesmo preço cobrado originalmente pelo seu antecessor, o P70. O dispositivo começará a ser vendido no Brasil ainda neste mês de junho.

publicidade

Casa conectada da Positivo

O Google também aproveitou a apresentação para revelar a nova aposta da Positivo em automação doméstica, revelando uma série de acessórios da marca brasileira integrados ao Google Assistente.

As imagens divulgadas no evento mostram lâmpadas, sensores de movimento, câmeras de segurança, entre outros dispositivos que poderão se conectar à rede da sua casa para se integrarem ao assistente do Google. Por exemplo, será possível pedir para que a inteligência artificial da empresa desligue a luz do seu quarto sem precisar levantar para mexer no interruptor.

Segundo o Google, os preços pelos acessórios partem de R$ 100. Não foram revelados qual é o preço específico dos objetos revelados no palco. Os aparelhos também começarão a ser vendidos por aqui até o final de junho.